Topo

Esse conteúdo é antigo

Olavo de Carvalho volta a ser internado no InCor, em São Paulo

Olavo de Carvalho já havia ficado internado no hospital em julho - Reprodução/Instagram
Olavo de Carvalho já havia ficado internado no hospital em julho Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo*

14/08/2021 19h39Atualizada em 15/08/2021 09h55

Olavo de Carvalho voltou a ser internado no Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) com um quadro de insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica.

Segundo boletim médico divulgado na noite de hoje pelo hospital, Olavo de Carvalho tem quadro clínico estável. "Ele permanece internado com quadro clínico estável, sob cuidados supervisionados pelo Prof. Dr. José Antonio Franchini Ramires".

O escritor já havia passado 10 dias no mesmo hospital em julho, dando entrada no dia 8 e recebendo alta dia 18, para tratar uma crise de angina (dor no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração), além de fazer uma cirurgia de revisão da operação da bexiga realizada em maio deste ano, nos Estados Unidos.

Na ocasião da internação em julho, o escritor deu entrada na unidade de emergência após sofrer mal-estar súbito em um voo entre os Estados Unidos e São Paulo, segundo informou o Incor na semana passada.

Olavo da Carvalho mora com a mulher em Richmond, no estado norte-americano de Virgínia. Crítico do Obamacare, reforma do sistema de saúde americano idealizado pelo ex-presidente Barack Obama, o escritor afirmou em 2018 que o pior que existe nos EUA é o serviço de saúde, que são, segundo ele, "cem por cento socialistas".

Crítico ferrenho também das universidades públicas, Olavo enfrenta dificuldades financeiras. Como noticiou o jornal O Estado de S. Paulo em junho, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, decidiu apelar a um grupo de empresários para financiar o guru dos bolsonaristas.

Ele perdeu 250 financiadores desde a eleição de Jair Bolsonaro, em ação coordenada pelo Sleeping Giants Brasil. Há ainda a determinação da Justiça para que ele pague R$ 2,9 milhões ao cantor Caetano Veloso por danos morais. O valor corresponde à multa imposta pela Justiça após o guru bolsonarista desobedecer uma liminar e manter no ar publicações que acusam o artista de pedofilia.

* Com informações do Estadão Conteúdo