Topo

'Não é uma boa ideia para o Congresso comprar briga com STF', diz Brígido

Colaboração para o UOL News

17/08/2021 19h31

Em participação ao UOL News da noite de hoje, a colunista Carolina Brígido avaliou a relação do Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal) e a defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, ambos do Supremo.

"Temos visto nos últimos meses que a relação está degringolada. Começou com vários ataques do presidente Bolsonaro a ministros do Supremo, especialmente a Barroso. O Judiciário, em contrapartida, emitiu notas de repúdio, e quando viu que não era mais suficiente, abriu inquérito contra o Bolsonaro no TSE e no STF. Bolsonaro voltou a xingar os ministros e agora veio com a história de pedir impeachment contra os ministros do Supremo no Congresso Nacional", disse a colunista.

Brígido lembrou, porém, que nunca teve um impeachment contra ministro do STF no Congresso Nacional, e o motivo disso, segundo ela, é "muito simples": parlamentares, de certa forma, "dependem"dos ministros da Corte.

"Os parlamentares têm foro privilegiado no Supremo, muitos deles têm investigação no Supremo, e não é uma boa ideia comprar uma briga à toa com ministro do STF, ainda mais contra Barroso, que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, e o ministro Alexandre de Moraes, que no ano que vem vai presidir o TSE, e pela forma como vem conduzindo os inquéritos sobre fake news no STF, vai conduzir o TSE com mão de ferro."

Apesar da relação caótica entre Bolsonaro e os ministros, a colunista do UOL afirmou que há emissários do governo tentando reconstruir pontes com o Judiciário.

O recém-empossado ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, procurou o presidente do STF, Luiz Fux, para tentar retomar o diálogo entre os Poderes e os dois se encontrarão amanhã. Fux também vai se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM).