Topo

Advogado: 'Chance de impeachment contra Moraes prosperar é próxima a zero'

Colaboração para o UOL

20/08/2021 19h33

Em participação ao UOL News da noite de hoje, o advogado Augusto de Arruda Botelho analisou a entrega do pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo ele, a chance desse pedido prosperar é "próxima a zero", já que "não tem fundamento jurídico nenhum para esse processo caminhar dentro do Senado".

Durante a entrevista, o advogado afirmou que o pedido de impeachment contra Moraes não dará em nada do ponto de vista prático, e sim aumentará uma "disputa desnecessária, polarização e atos de violência".

Na manhã de hoje, foram cumpridos mandados de busca e apreensão do deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) e do cantor Sérgio Reis, ambos bolsonaristas. As medidas atenderam a um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) e foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Moraes afirmou, em sua decisão, que os investigados "pretendem utilizar-se abusivamente dos direitos de reunião, greve e liberdade de expressão, para atentar contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições", "inclusive atuando com ameaça de agressões físicas".

"O governo Bolsonaro tem uma característica muito parecida do governo Trump, de ter que manter uma campanha sempre ativa. Parece que a gente nunca saiu do ano eleitoral: Bolso sempre volta com as pautas de costume, com discurso absolutamente autoritário, porque é isso que alimenta sua cada vez mais diminuta, mas existente, base de apoio", disse Botelho.

O advogado falou ainda que o presidente da República não quer dar um passo para trás, percebendo que esse tipo de embate não vai levar a nada. "Até porque tira o foco de cuidar do país, da economia, da pandemia, de tantas coisas que ele completamente negligenciou nos últimos tempos."