Topo

Esse conteúdo é antigo

Em posse, Maia pede união do centro por Doria: "só teremos um caminho"

Doria indicou Rodrigo Maia como Secretário de Projetos e Ações Estratégicas - Sergio Andrade
Doria indicou Rodrigo Maia como Secretário de Projetos e Ações Estratégicas Imagem: Sergio Andrade

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

20/08/2021 11h03Atualizada em 20/08/2021 13h07

O deputado federal Rodrigo Maia (sem partido-RJ) declarou hoje que veio a São Paulo para assumir uma nova secretaria de João Doria (PSDB-SP) como "uma sinalização" para 2022. Ele assume a Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas.

Em posse no Palácio dos Bandeirantes nesta manhã, Maia falou que o centro "precisa de um caminho, não cinco", em referência às diferentes propostas de "frente ampla". Além de outros secretários, estavam presentes também deputados tucanos e Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, que aplaudiu a fala.

Doria já está em ritmo de campanha. Ele deverá disputar em novembro as prévias para a candidatura à Presidência pelo PSDB com outras lideranças, como o governador gaúcho Eduardo Leite.

"O meu movimento político é para deixar claro que a gente precisa construir um caminho. O natural nesse momento é o fortalecimento do seu nome [Doria] e aquilo que São Paulo representa para o Brasil", declarou Maia, ao lado do governador.

Doria enxerga em Maia um nome que agrada os campos político e econômico. Além disso, o deputado deixou a Presidência da Câmara como um dos principais opositores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Os dois se aproximaram no início do ano para endossar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à Presidência da Câmara dos Deputados, que acabou derrotada por Arthur Lira (PP-AL), candidato de Bolsonaro.

"Minha vinda é uma sinalização importante. Está na hora de todos aqueles que falam em independência, todos esses tenham a responsabilidade de deixar claro de construir um caminho. Não teremos cinco caminhos, teremos um. Nossa vaidade pessoal não pode estar acima do interesse dos brasileiros", afirmou o deputado.

Maia negou que deverá compor uma possível chapa à Presidência com Doria e disse que disputará, mais uma vez, uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Rio de Janeiro, mas não descartou se filiar ao PSDB ou PSD.

O deputado disse, apenas, que sua situação está condicionada ao prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ). "Meu projeto é com o prefeito do Rio, seja no PSD, seja onde ele achar importante", declarou o deputado que foi expulso do DEM este ano após afirmar que seu presidente, ACM Neto (BA), se aproximara do governo federal.

Maia assume a Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas, uma pasta criada por Doria para abrigar o carioca. O deputado será responsável por acelerar as parcerias público-privadas e as concessões estaduais, o que até então cabia a uma subsecretaria subordinada à Secretaria de Planejamento e Gestão.

"Não selecionamos secretários por domicílio e sim por capacidade", argumentou Doria, ao abordar que Maia é deputado pelo Rio de Janeiro, onde construiu toda a vida política. "O que vale é o currículo e comprometimento."