Topo

Esse conteúdo é antigo

Após aprovação, Omar Aziz faz cobrança a Aras sobre relatório da CPI

Omar Aziz diz que espera celeridade de Augusto Aras em relação relatório que deve ser entregue pela CPI  - Jefferson Rudy/Agência Senado
Omar Aziz diz que espera celeridade de Augusto Aras em relação relatório que deve ser entregue pela CPI Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

25/08/2021 09h40

Após a aprovação pelo plenário do Senado Federal para a recondução de Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da República, o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), fez uma cobrança para que o PGR aja com celeridade em relação ao relatório final que será entregue pela comissão.

"Dr. Aras, no dia da sua eleição, nós do Senado aprovamos o seu nome. O Brasil espera uma resposta muito grande, com celeridade, para aqueles que cometeram crimes, que não fiquem impunes perante a nação brasileira. As 570 mil vidas perdidas não merecem que isso não seja tratado com celeridade", escreveu.

"Acreditamos que o Ministério Público Federal vai agir, e vai agir com rigor!", completou.

Aras tem sido criticado por opositores do Governo por uma postura mais rigorosa em relação ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O relatório final da CPI da Covid deve ser encaminhado ao PGR até o próximo mês.

A recondução de Aras foi aprovada ontem pelo Senado Federal pelo placar de 55 votos a favor e 10 contra. Antes, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa também havia dado sinal verde por 21 votos a 6.

Com cerca de seis horas de duração, a sabatina de Aras na CCJ foi tranquila e teve poucos momentos de pressão sobre o PGR. Aos senadores, ele repetiu várias vezes que evitou "criminalizar a política" em sua atuação, alfinetou a operação Lava Jato e afirmou que deseja "ser lembrado como o procurador que restabeleceu a função constitucional" da PGR.