Topo

Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: Bolsonaro chama de 'povo' apenas quem concorda com ele

Do UOL, em São Paulo

31/08/2021 13h35Atualizada em 31/08/2021 15h03

Na avaliação de Leonardo Sakamoto, colunista do UOL, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quer usar o engajamento da base mais fiel a ele nos protestos agendados para 7 de setembro para passar uma falsa imagem de que a população brasileira o apoio fortemente.

"Bolsonaro chama de povo apenas aquela parcela da população brasileira que concorda com ele", avaliou Sakamoto ao UOL News, programa do Canal UOL.

"O povo que vai à rua não é um recorte fiel da população", completou, dizendo que os brasileiros que vão às ruas em 7 de setembro representam "os 15%" que seguem Bolsonaro, uma parcela pequena, mas barulhenta, da sociedade.

"O que ele está querendo dizer é: 'existe uma parte da população que concorda comigo quando eu enfrento o STF (Supremo Tribunal Federal)", esclareceu o colunista.

"Bolsonaro precisa dessa fotografia para dizer para o Brasil e para o mundo que ele está correto, que o povo brasileiro está ao seu lado, quando não está", prosseguiu. "Essa manifestação é o 'último recado' que ele quer [dar ao Supremo]", acrescentou.

Os atos agendados para 7 de setembro, convocados em meio a uma crise entre Bolsonaro e o STF, são vistos com preocupação entre militares e governadores, que temem tentativas de ruptura institucional por parte de manifestantes e uma politização bolsonarista nas polícias militares.

No último sábado (28), em discurso para lideranças evangélicas em Goiás, Bolsonaro disse, em mais uma ameaça golpista, que "não deseja" e "nem provocas" tentativas de ruptura institucional, mas que "tudo tem limite".