Topo

Bolsonaristas e PMs viram celebridades em ato pró-governo e contra STF

O empresário Luciano Hang foi recebido por um grupo que o dizia: "Chegou o senador" - CELSO LUIX/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O empresário Luciano Hang foi recebido por um grupo que o dizia: "Chegou o senador" Imagem: CELSO LUIX/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Amanda Rossi, Ana Paula Bimbati e Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

07/09/2021 18h13Atualizada em 07/09/2021 22h49

Figuras próximas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e alguns policiais militares receberam tratamento célebre hoje na avenida Paulista, onde cerca de 125 mil pessoas, segundo a PM, se reuniram em ato de apoio ao governo federal e pautas golpistas como destituição do STF (Supremo Tribunal Federal), o voto impresso — chamado de voto auditável — e a intervenção militar.

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), foram alguns dos apoiadores do presidente que receberam palmas e gritos dos manifestantes. O filho do presidente recebeu muitos gritos de apoio quando questionou: "que p***a de democracia é essa em que estamos vivendo?".

Durante a dispersão quem também foi recebido como uma celebridade foi o empresário e bolsonarista, Luciano Hang. Ele chegou a colocar uma máscara com a bandeira do Brasil para tirar foto e jogou camisetas a apoiadores do presidente. Alguns chegaram a gritar: "O senador chegou!"

Zambelli saiu do ato escoltada por seguranças e foi muito aplaudida pelo apoiadores do governo federal. Antes, declarou: "Senhor Alexandre de Moraes, eu não tenho medo de você".

Responsável por inquéritos que apuram o financiamento e a organização dos atos antidemocráticos realizados por aliados do presidente, o ministro do STF foi o principal alvo do discurso do presidente na Paulista. "Qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, este presidente não mais cumprirá", afirmou, incitando seus aliados contra a Corte.

Em São Paulo, o presidente repetiu o discurso golpista que já adotara pela manhã em Brasília. Suas falas foram recebidas como ameaça por ministros do Supremo: o presidente do STF, Luiz Fux, aguardava o fim do discurso em São Paulo para se reunir com colegas e avaliar o cenário.

Já Ribeiro usou o momento de seu discurso para defender a abertura das escolas, mas "sem nenhuma discussão de gênero para crianças de 6 anos". O ministro se referiu à chamada "ideologia de gênero", conceito pejorativo usado pelo campo ultraconservador, muitas vezes ligado ao fundamentalismo religioso, contra os avanços nos direitos sexuais e reprodutivos e na igualdade de gênero, em especial a população LGBTQIA+.

Policiais famosos

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro posam para fotos com agentes da Tropa de Choque - Leonardo Martins/UOL - Leonardo Martins/UOL
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro posam para fotos com agentes da Tropa de Choque
Imagem: Leonardo Martins/UOL

Os PMs também foram alvo de assédio dos manifestantes, que pediam fotos e selfies com agentes da segurança ao longo de toda avenida. A reportagem não presenciou nenhum PM negando uma foto.

Na rua Pamplona, manifestantes chegaram a comprar refrigerantes para cinco PMs que faziam a segurança do local.

Quem chegava ao final do ato na praça do ciclista, próximo a rua da Consolação, pensava estar diante de algum famoso tamanha era a fila para fazer um registro ao lado de agentes da Tropa de Choque.

Com um armamento de grande porte em mãos e sorrindo, uma agente da tropa foi o centro dos holofotes. Agentes do Corpo de Bombeiros também emprestaram capacetes e tiraram fotos com manifestantes.

A boa recepção aos PMs e o tratamento cortês dos policiais com manifestantes não é novidade nos protestos a favor do presidente. Estimulados pela vivência militar de Bolsonaro, os policiais são afeitos ao capitão reformado — principalmente os de baixa patente.

Tanto é que causou preocupação na Secretaria da Segurança Pública a participação dos agentes na manifestação de hoje. No interior, segundo o deputado federal Coronel Tadeu (PSL), PMs chegaram a alugar ônibus para vir até a capital.

Antes do ato, "veteranos da Rota", identificados como ex-membros do batalhão de elite da PM, se reuniram em uma carreata no batalhão da Rota, na zona norte, até a avenida Paulista.

Por volta das 16h, a rua da Consolação foi fechada no sentido centro da capital para a dispersão dos manifestantes.

Na manifestação, a reportagem notou a presença massiva de crianças acompanhada de outros adultos. Com cornetas, tintas verde e amarela e algumas com camisas do Brasil, elas gritavam "mito" e "Fora Moraes" enquanto o presidente discursava. Outras tiravam fotos, ao lado de outros adultos, com cartazes pedindo intervenção militar.

Poucas pessoas usavam máscara de proteção contra a covid-19. Muitas vestiam camisetas feitas especialmente para a ocasião, algumas delas indicando a cidade de origem. Grande parte menciona cidades do interior de São Paulo e do Paraná.

Boa parte do público seguiu a pé pela rua, outra parte optou por seguir de metrô, pela estação Paulista, linha amarela. Dois caminhões da tropa de Choque, um caminhão do Corpo de Bombeiros, PMs de motocicleta e carros da CET ajudaram na dispersão.