Topo

"Flopou": Hashtags contra Bolsonaro dominam Twitter em dia de protestos

Saulo Pereira Guimarães

Do UOL

07/09/2021 16h08Atualizada em 07/09/2021 17h32

Hashtags como #ForaBolsonaro, #flopou e #ImpeachmentBolsonaroUrgente estavam entre as mais usadas no Twitter por brasileiros na tarde deste 7 de setembro, de acordo com dados da plataforma TweetDeck. Os termos estão presentes em mensagens críticas aos protestos realizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Brasília, São Paulo e outras partes do país.

Usada por aqueles que estão a favor das manifestações, a hashtag #7deSetPelaLiberdade era a única abertamente em defesa dos protestos entre as 20 mais usadas no site, por volta das 15h30 desta terça-feira. Ela reunia 146 mil menções, contra 149 mil tuítes com a hashtag #ForaBolsonaro, 24 mil mensagens com a marcação #ImpeachmentBolsonaroUrgente e 12 mil publicações com #flopou. O último termo é usado na internet para se referir eventos que não chamaram a atenção esperada.

Só a palavra "fiasco" foi usada em mais de 24 mil tuítes. Já a hashtag #ForaCorno esteve presente em mais de 23 mil publicações.

Os termos "Conselho da República", "Piquet" e "Queiroz" também constam na lista das 20 mais usadas do Twitter nesta tarde. Elas se referem, respectivamente, à reunião do órgão convocada para amanhã (8) pelo presidente no pronunciamento da manhã, ao ex-piloto de Fórmula 1 que dirigia o veículo em que Bolsonaro chegou ao protesto de Brasília e à presença de Fabrício Queiroz, ex-assessor de gabinete da família Bolsonaro envolvido em denúncias de corrupção, nos protestos do Rio. Cada um destes termos estava presente em mais de 12 mil mensagens publicadas no site.

Também figuram entre os mais comentados do Twitter os nomes de locais que receberam protestos, como Brasília (469 mil tuítes), Copacabana (67,3 mil tuítes) e Paulista (127 mil tuítes).