Topo

Após protestos em 7/9 contra Bolsonaro, movimentos planejam ato no domingo

Movimentos organizam novo ato contra Bolsonaro no próximo domingo - José Dacau/UOL
Movimentos organizam novo ato contra Bolsonaro no próximo domingo Imagem: José Dacau/UOL

Colaboração para o UOL

08/09/2021 04h00Atualizada em 08/09/2021 14h24

Após os protestos de ontem contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), movimentos planejam novo ato no próximo domingo (12). As manifestações estão sendo organizadas pelo MBL (Movimento Brasil Livre) e recebem apoio dos movimentos Livres e Vem pra Rua e do partido Novo.

Os protestos pedem o impeachment do presidente e estão previstos para ocorrer em quatro capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Na capital mineira e fluminense, as manifestações estão marcadas para as 10h, enquanto em São Paulo deve ser às 14h. Ainda não foi divulgado o horário do protesto em Brasília.

Na convocatória, o MBL culpa Bolsonaro por mais de 540 mil mortes —em referência à covid-19—, pela volta da fome, pelo desemprego, "pelo colapso da renda familiar de milhões e pela vergonha internacional que virou o Brasil".

"Podemos fazer algo. Podemos nos erguer. Podemos lutar. A máquina do impeachment começou a rodar, mas a grande verdade é que ela só depende de você. A responsabilidade pelo seu país não é do Bolsonaro. Ela é sua. Pela terceira vez iremos conseguir", afirma o MBL na convocatória, fazendo referência ao processo de impeachment contra Fernando Collor, em 1992, e contra Dilma Rousseff, em 2016.

Onde serão os atos

  • São Paulo: 14h, em frente ao Masp, na avenida Paulista
  • Rio de Janeiro: 10h, no posto 5 na praia de Copacabana
  • Belo Horizonte: 10h, na praça da Liberdade
  • Brasília: horário ainda não definido, na Esplanada dos Ministérios