Topo

Esse conteúdo é antigo

Randolfe lembra rapidez com Collor para defender impeachment de Bolsonaro

Randolfe Rodrigues diz que processo de impeachment contra Bolsonaro é viável para este ano - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Randolfe Rodrigues diz que processo de impeachment contra Bolsonaro é viável para este ano Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

08/09/2021 08h38

O vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), lembrou hoje a rapidez no processo de impeachment contra Fernando Collor em 1992 para dizer que considera viável um eventual afastamento de Jair Bolsonaro (sem partido) ainda neste ano.

Ontem, Randolfe entrou com notícia-crime no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a apuração de eventuais delitos do presidente durante os atos de caráter golpista realizados neste feriado da Independência do Brasil. Partidos também se movimentam para discutir a viabilidade de um processo de impeachment.

"É bom lembrar, o impeachment de Collor iniciou em fins de agosto de 1992. Em 29/09 ele foi preventivamente afastado e em dezembro condenado pelo Senado. Se todo mundo pegar logo no serviço a gente se livra dessa tragédia antes que o ano acabe", escreveu Randolfe.

Ontem, diversos partidos que ainda não haviam se manifestado favoravelmente a um processo de impeachment contra Bolsonaro emitiram notas de repúdio aos atos antidemocráticos promovidos pelo presidente, o que pode indicar uma mudança de postura e um aumento de pressão em cima do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Lira ainda não se manifestou sobre as manifestações de ontem. Até o momento, o presidente da Câmara não colocou em andamento nenhum dos diversos pedidos de impeachment que a Casa recebeu.

Juristas consultados pelo UOL após a fala do presidente em ato em 7 de setembro em São Paulo disseram que Bolsonaro comete crime de responsabilidade ao declarar abertamente que não cumprirá "qualquer decisão" do ministro Alexandre de Moraes, do STF.