Topo

Esse conteúdo é antigo

Frustrada com carta de Bolsonaro, Zambelli lembra saída de Moro do governo

Carla Zambelli se diz "frustrada" com carta de Bolsonaro - Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Carla Zambelli se diz "frustrada" com carta de Bolsonaro Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

09/09/2021 19h25

Em discurso feito direto da tribuna da Câmara, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) se disse "frustrada" com carta divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na qual recua de falas golpistas feitas durante manifestações do 7 de Setembro. A parlamentar —considerada umas das principais aliadas do chefe do Executivo— comparou ainda o sentimento de agora ao mesmo que sentiu quando houve o pedido de demissão do ex-ministro Sérgio Moro.

"A princípio, eu vou dizer que fiquei até um pouco frustrada. Frustrada da mesma forma da época em que o Moro pediu demissão", disse ela. "Mas quando o presidente Bolsonaro posta um carta dessa, onde se põe de humilde para poder harmonizar os poderes, e vocês [se refere à oposição] acham ruim, porque para vocês 'quanto pior, melhor'... Mas eu tenho certeza que o tempo dirá que o presidente estava certo", completou, em seguida.

A carta é um recuo de Bolsonaro, em meio a uma crise institucional com o STF (Supremo Tribunal Federal) e com o Congresso e a uma paralisação de caminhoneiros que ganhou força ontem. No documento, Bolsonaro suaviza o tom ao citar o ministro Alexandre de Moraes, alvo principal dos seus ataques no feriado da Independência.

Intitulada "Declaração à Nação", a nota oficial do governo Bolsonaro foi divulgada momentos após uma reunião com ex-presidente Michel Temer, em Brasília. No encontro, um dos assuntos tratados foi a paralisação de caminhoneiros, que o governo tenta controlar — em 2018, quando era presidente, Temer lidou com uma greve da categoria. E foi Temer quem indicou Moraes para o STF.

No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer: 1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar. 2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. 3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de "esticar a corda", a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia. Trecho da nota divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro