Topo

Esse conteúdo é antigo

#TemerDay: Ex-presidente posta elogios e avião da FAB após ajudar Bolsonaro

Colaboração para o UOL

10/09/2021 17h51

O ex-presidente Michel Temer (MDB) compartilhou nos stories do Instagram uma série de elogios que recebeu após ajudar o atual mandatário federal, Jair Bolsonaro (sem partido), a redigir uma carta de "recuo". Nas redes sociais, a hashtag #TemerDay subiu e internautas comemoraram a mudança no Ibovespa ontem.

O prefeito de Cajamar, município de São Paulo, publicou uma foto com o emedebista: "Parabéns presidente Michel Temer! O país precisa caminhar em paz! Atitude de um verdadeiro estadista! Isso sim é o Brasil acima de tudo". Outro compartilhado pelo político falava da economia após a publicação da nota de Bolsonaro.

"O efeito Michel Temer. O homem é uma lenda viva!", falou um usuário da rede social repostado pelo ex-presidente. "Nem todo herói usa capa #TemerDay", escreveu o empreendedor Lucas Fernandes.

Outros chamaram o emedebista de "presidente de verdade", "salvador da nação" e "o melhor PR (Relações Públicas) dos últimos tempos".

Ao agradecer os elogios, o político disse que "a pacificação é sempre o melhor caminho". Além disso, Temer compartilhou um vídeo andando até uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) e falou, mais uma vez, em paz.

Sempre que fui chamado para ajudar o país, busquei o diálogo e coloquei as instituições acima dos homens. A solução para muitos problemas que os brasileiros enfrentam está na pacificação e no entendimento. Torço para que sigamos nesse caminho hoje e sempre".

A carta

Ontem, Bolsonaro divulgou a Declaração à Nação, que foi interpretada como um "recuo" e uma tentativa de abaixar o tom depois das manifestações de 7 setembro. Com isso, os apoiadores do presidente se dividiram: alguns admiraram a estratégia e outros viram uma decepção.

Sobre o antagonismo com ministros e o STF (Supremo Tribunal Federal), Bolsonaro disse na carta: "Quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum".

No Twitter, alguns bolsonaristas chamaram o presidente de "frouxo" e o acusaram de traição. Na tradicional live de quinta-feira de Bolsonaro, as críticas foram visivelmente mais presentes nos comentários.