IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro cria conflito institucional que atrapalha economia, diz Meirelles

Colaboração para o UOL

16/09/2021 11h56

O secretário da Fazenda do estado de São Paulo, Henrique Meirelles, disse hoje que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está criando um conflito institucional que atrapalha a economia.

"Bolsonaro está criando um conflito. Ele está agora numa situação em que e a economia não está vivendo a crise do período da Dilma, por isso que a situação do ponto de vista político não está tão agonizada", afirmou, durante o UOL Entrevista desta quinta-feira (16).

Para Meirelles, não existe ainda adesão suficiente do Congresso para ter impeachment, porque "politicamente não temos ainda aquela crise que tivemos em 2016, por exemplo".

Ele ressalta que apoiaria o impeachment de Bolsonaro, pois "do ponto de vista institucional, na medida em que ele comece a insistir nessas ameaças, merece o impeachment". No entanto, para ele, a medida não vai acontecer.

Problema econômico

O secretário também rebateu as falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que há "narrativas" negativas na economia brasileira. "Temos um problema econômico, o país não está crescendo e as perspectivas são de que não cresça ano que vem. Isso é um fato", afirmou.

Porém, ele destaca que a economia ainda não está em recessão. "Existe risco de estagnação se o Banco Central não conseguir controlar fortemente a inflação, o que está cada dia mais difícil".

Terceira via

Meirelles afirmou que acredita na terceira via e que apoia a candidatura do governador João Doria (PSDB), que, segundo ele, está "mostrando resultados".

"Eu acredito que vai prevalecer na eleição de 2022, ao contrário da eleição de 18, a gestão, a capacidade de um governante de mostrar resultado. Em 18 foi muito na base do contra tudo e contra todos, deu no que deu".