Topo

Esse conteúdo é antigo

Calheiros quer convocar Braga Netto, mas diz que CPI teme crise militar

19.ago.2021 - O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, durante sessão da comissão - Pedro França/Agência Senado
19.ago.2021 - O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, durante sessão da comissão Imagem: Pedro França/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

23/09/2021 21h48

O relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse hoje querer que o ministro da Defesa Braga Netto deponha, mas que membros da comissão temem que a convocação poderia gerar uma crise com os militares.

"Alguns membros da CPI, com razão, acham que a vinda dele, pura e simplesmente, pode acirrar a crise militar, é ponderação que levamos em consideração. Gostaria de levá-lo para depor, mas compreendo as razões que os colegas colocam", disse ele em entrevista à CNN.

Segundo ele, a "maior motivação" para chamar o general seria a nota assinada pela pasta e pelas Forças Armadas em julho deste ano, em que repudiam uma declaração do presidente da comissão, o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Na época, Aziz disse que há muitos anos "membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo". A fala foi rebatida com uma nota que diz que "as Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo". O documento foi compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais.

Requerimentos para convocar Braga Netto já chegaram a ser apresentados, mas não foram aprovados. O foco da oitiva também seria o período em que ele chefiou a Casa Civil.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.