Topo

Esse conteúdo é antigo

Eliziane sobre Prevent Senior: 'Lembrei dos campos de concentração nazista'

Colaboração para o UOL, no Rio

29/09/2021 09h21Atualizada em 29/09/2021 10h30

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) disse hoje no UOL News que se lembrou dos campos de concentração nazista ao ouvir ontem na CPI da Covid o depoimento e Bruna Morato, advogada de médicos da Prevent Senior. A operadora de planos de saúde é suspeita de ter usado remédios sem eficácia contra o novo coronavírus em seus pacientes internados com a doença.

"Nem um outro dia para mim foi tão estarrecedor, do ponto de vista de informações, como foi ontem. Lembrei dos campos de concentração nazista, aqueles experimentos mais bizarros possíveis com cobaias humanas", afirmou a senadora.

A parlamentar criticou a atuação da Prevent Senior sobre adotar uma solução sem comprovação científica para a covid-19. Para ela, houve "claramente crime contra a saúde pública e a humanidade" por parte da operadora.

Alguém chega no hospital com a covid, um vírus terrível, que há todo um critério e um cuidado, com orientação minuciosa, fruto de estudos intensos, de pesquisadores de todo o mundo, e, de repente, aqui no Brasil, em uma rede de planos de saúde se busca, por exemplo, hidroxicloroquina como alguma coisa que vai dar esperança de vida a essas pessoas e se tenta criar uma imagem que não existe
Eliziane Gama

Indiciamento

A advogada que prestou depoimento na CPI representa um grupo de médicos e ex-médicos que denunciaram a Prevent Senior. Temendo represálias, esses profissionais de saúde preferiram não aparecer publicamente na comissão.

"É uma decisão deles em relação à defesa da própria vida. Há um temor muito grande em relação à perseguição. A advogada teve o apartamento invadido, é ameaçada de morte com frequência. Até solicitamos o apoio da CPI em relação a ela. Ela é uma menina jovem, braba, determinada, mas tem toda uma situação também de muitas ameaças em torno dela, da mesma forma os demais médicos", disse a senadora.

Eliziane disse que, apesar de não aparecem publicamente, os médicos da Prevent Senior estão passando informações à CPI. A senadora acredita que o relatório da CPI, a cargo do senador Renan Calheiros (MDB-AL), deverá pedir o indiciamento de gestores da operadora.

Se eles (os médicos) não se dispuserem a conversar de forma aberta com a CPI, é claro que a gente respeita. A decisão deles é individual. Agora, o nível de informações que eles estão passando para a gente é muito importante, porque a gente vai proceder imediatamente o indiciamento dos diretores
Eliziane Gama

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.