Topo

Bolsonaristas ignoram convite do TSE para evento de inspeção nas urnas

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

04/10/2021 16h01

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) promove na tarde de hoje um evento na sede do tribunal, em Brasília, que marca o início das medidas de segurança previstas para as eleições do ano que vem. Presidentes de todos os partidos foram convidados para uma visita técnica à sala-cofre do TSE, onde ficam armazenadas as urnas eletrônicas, e à sala onde serão abertos os códigos-fonte dos sistemas eleitorais.

Ao todo, presidentes ou representantes de 22 partidos compareceram ao evento. Marcaram presença a maioria das legendas de oposição, como PT e PSDB, e também a maioria das grandes siglas de centro, como MDB, PP e PSD. O Senado é representado por Antonio Anastasia (PSD-MG), e a Câmara por Luciano Bivar (PSL-PE).

Entre os ausentes, porém, chamaram atenção o PTB, presidido pelo ex-deputado Roberto Jefferson, e o Patriota, sigla do senador Flávio Bolsonaro (RJ). Ambas as legendas têm sido alinhadas ao bolsonarismo, que fez uma série de ataques ao sistema eleitoral nos últimos meses.

Os códigos-fonte são um conjunto de linhas de programação do software das urnas, com as instruções para que ele funcione. Estes códigos ficarão disponíveis para fiscalização a partir de hoje, a um ano do pleito de 2022. Até então, o TSE só fazia a abertura dos códigos a seis meses do dia da votação.

Principalmente em julho e agosto, Bolsonaro e aliados levantaram uma série de suspeitas sem provas de que as eleições de 2014 e 2018 foram fraudadas e que o sistema é vulnerável a manipulações. A intensidade dos ataques caiu a partir de agosto, quando a PEC do voto impresso foi derrotada na Câmara dos Deputados.