Topo

Esse conteúdo é antigo

'Inveja branca': entenda por que termo usado por Barroso é racista

Ministro do STF Luís Roberto Barroso usou expressão racista durante entrevista - Nelson Jr/STF
Ministro do STF Luís Roberto Barroso usou expressão racista durante entrevista Imagem: Nelson Jr/STF

Do UOL, em São Paulo

06/10/2021 16h56Atualizada em 06/10/2021 17h38

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luis Roberto Barroso, usou um termo racista e se retratou logo em seguida, em entrevista ao canal GloboNews anteontem. O magistrado disse que sentia "inveja branca" das duas jornalistas negras, que estavam no Rio de Janeiro.

O ministro prontamente identificou o erro e pediu desculpas, mas muitas pessoas ainda usam o termo no dia a dia. Por que "inveja branca" é um tema racista?

O professor Wallace Corbo, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), explicou que a frase acaba associando pessoas negras a questões negativas. Isso porque, como a inveja é algo ruim, o termo "inveja branca" suavizaria a situação, passando a ideia de ser uma "inveja boa".

Em entrevista ao UOL News, programa do Canal UOL, Corbo defendeu a importância de debater e refletir sobre expressões que, assim como essa, são racistas.

Como outro exemplo, ele citou a palavra denegrir e explicou que usá-la "é associar pessoas negras a algo como sujar a imagem de alguém".

Outras expressões e palavras racistas

Além do termo "inveja branca" e da palavra "denegrir", existem muitas outras expressões de cunho racista que acabam associando o preto com comportamentos ou atitudes negativas. Conheça algumas e veja como substitui-las:

Criado-mudo

A expressão nasceu e faz referência aos criados que, em silêncio, seguravam coisas para os senhores escravocratas. Por isso, são racistas na essência. Atualmente, é um nome dado para o móvel que fica ao lado da cama, que deve ser chamado de "mesa de cabeceira".

Lista negra, mercado negro

Nessas duas expressões, assim como em várias outras, a palavra "negra" representa algo pejorativo, ruim ou ilegal. Elas podem ser trocadas para "lista de desafetos" e "mercado ilegal", por exemplo.

Denegrir

Essa palavra significa "tornar negro". No entanto, quando usada, significa "manchar a reputação", atribuindo, de novo, caráter negativo ao que é negro. No lugar desta, use "difamar".

Mulata

Palavra usada, muitas vezes, para definir pretos de pele clara. Essa palavra, no entanto, se refere à mula, filhote do cruzamento entre uma égua e um cavalo. Ou seja, a expressão relaciona uma pessoa negra a um animal.