Topo

Esse conteúdo é antigo

Omar Aziz diz que poderá pedir a relator que indicie membros da Conitec

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

11/10/2021 12h28

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), disse ao UOL que não descarta a possibilidade de os trabalhos da comissão serem adiados, caso a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias), órgão do Ministério da Saúde, não se manifeste sobre o uso do chamado "kit covid" —kit com medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19.

O parlamentar disse ainda que poderá conversar com o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), para que o político coloque em seu relatório final a possibilidade de indiciamento dos membros da Conitec, caso o órgão não se manifeste antes do encerramento dos trabalhos do colegiado.

"A questão da Conitec é muito séria, quase dois anos de utilização de medicamentos (comprovadamente ineficazes) e a Conitec não tem posicionamento? Não podemos fechar a CPI sem esse posicionamento", afirmou Aziz.

O relatório da CPI deve ser votado no próximo dia 20.

Adiamento não é consenso

O possível adiamento dos trabalhos da CPI é defendido pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), mas ainda não é consenso entre os senadores do chamado G7, grupo que reúne opositores e os considerados independentes à atual gestão federal.

Na próxima sexta-feira (15), alguns senadores do colegiado deverão se reunir remotamente para discutir o relatório final da CPI que deverá ser apresentado no dia 19 de outubro. A depender dos desdobramentos da semana, a possibilidade de adiamento poderá ser pautada.

Algumas fontes ligadas à oposição, em especial ao senador Humberto Costa (PT-PE), acreditam que o colegiado já promoveu avanços importantes, como a pressão pela vacinação e descobertas sobre possíveis irregularidades na compra de imunizantes, mas que um novo adiamento poderia criar um "desgaste desnecessário à CPI".

Conitec adiou decisão que desaconselha medicamentos do "kit covid"

O Conitec tem a função de fazer análises técnicas de novos medicamentos do SUS (Sistema Único de Saúde), e tem caráter consultivo.

Na última quinta (7), o órgão adiou decisão que poderia barrar de vez o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina como tratamento para pacientes com covid-19.

A votação do relatório da Conitec que "desaconselha" o uso de medicamentos ineficazes contra a covid-19 foi adiado após um pedido de retirada de pauta feito pelo pneumologista Carlos Carvalho, escolhido pelo ministro Marcelo Queiroga para coordenar o grupo que discutia o assunto.

Para pedir o adiamento, o médico alegou que novos estudos poderiam "impactar" resultados auferidos pela Conitec.

Questionado sobre a possibilidade de a Conitec votar a favor do "kit covid", caso o relatório do órgão seja alterado e quando o tema voltar a ser pautado pelo colegiado, Aziz disse acreditar que "não tem doido ali".