Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado da nova sigla de Bolsonaro relata pressão para aprovar precatórios

Colaboração para o UOL

11/11/2021 09h51Atualizada em 11/11/2021 10h20

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE), filiado ao provável novo partido do presidente Jair Bolsonaro, relatou ao UOL News hoje (11) que sofreu pressão de parlamentares governistas para votar a favor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos precatórios.

A proposta, que adia o pagamento pelo governo dessas dívidas já julgadas judicialmente, foi aprovada em segundo turno, na Câmara, na terça-feira (9). "Recebi pressão. Foi grande, não foi pequena. Se fosse o caso, até sairia do partido, mas não trairia minha bandeira", disse o parlamentar.

De acordo com levantamento do UOL, o governo federal empenhou R$ 3,3 bilhões em emendas de relator às vésperas da votação da PEC, entre 1º de outubro e 8 de novembro — quando a Câmara aprovou em primeiro turno a proposta que permite a expansão de gastos públicos e viabiliza Auxílio Brasil de R$ 400 em ano eleitoral.

Filiação de Bolsonaro atrapalha

Durante a entrevista, o deputado federal também disse que a filiação de Bolsonaro ao partido causa uma reavaliação nos acordos políticos feitos até então. Segundo ele, deve ser necessário dar explicações ao eleitorado.

"A chegada do presidente pode exigir explicações ao eleitor. [...] Aqui em Pernambuco, nosso pré-candidato a governador tem alinhamento com a pré-candidata do PSDB. Deve sair uma candidatura dessa aliança. Como fica agora?", indaga.

O PL confirmou ontem (10) a filiação do presidente Jair Bolsonaro à sigla. O governante bateu o martelo depois de um almoço com o chefe da sigla, Valdemar Costa Neto, no Palácio do Planalto. A assinatura da ficha de filiação foi marcada para 22 de novembro, num "evento político" que será organizado pelo PL na capital federal.