Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro inaugura embaixada no Bahrein, 2º destino de viagem

Do UOL, em São Paulo*

16/11/2021 07h04Atualizada em 16/11/2021 10h27

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou na manhã de hoje ao Bahrein e participou da inauguração da embaixada brasileira na capital Manama. O país é o segundo destino do presidente em sua viagem pelo Oriente Médio, que tem como objetivo a busca de investimentos.

Em suas redes sociais, Bolsonaro registrou a chegada ao Bahrein ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da comitiva que o acompanha na viagem, que teve início com uma passagem de três dias por Dubai, nos Emirados Árabes.

Na cerimônia, que contou também com a presença do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, Bolsonaro disse que trabalha pelo aumento de cooperação comercial entre os países e que a inauguração da embaixada é um marco nesta relação.

Brasil e Bahrein já mantinham relações diplomáticas desde 1971, mas até hoje os interesses brasileiros eram representados pela embaixada no Kuwait. Atualmente, entre as nações do Oriente Médio, o país ocupa o quarto lugar em transações comerciais com o Brasil. A criação da embaixada foi definida em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Agenda no Oriente Médio

Ainda hoje, Bolsonaro tem agendado um encontro com o Rei Hamad bin Isa Al Khalifa e uma visita a um evento econômico.

Amanhã, o presidente chegará ao Catar, seu terceiro e último destino da viagem ao Oriente Médio. Na capital Doha, o presidente deve se encontrar com o emir Tamim ben Hamad al Thani e provavelmente visitará o Estádio Lusail, que sediará a final da Copa do Mundo de 2022.

Integram a comitiva brasileiro os ministros Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Defesa), Carlos França (Relações Exteriores), Gilson Machado (Turismo) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

*Com informações da Agência Brasil.