Topo

Afastamento de Bolsonaro e Lira é 'para inglês ver', diz Arruda Botelho

Colaboração para o UOL

22/11/2021 19h24

O afastamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é "para inglês ver", afirmou hoje, em participação ao UOL News, o advogado e colunista Augusto de Arruda Botelho.

Ontem, em entrevista à Folha de S. Paulo, Lira afirmou que nem é tão bolsonarista assim e que também sempre se deu "muito bem" com parlamentares de oposição, inclusive os do PT. Questionado sobre a aliança com o atual governo, ele disse que "a vida do presidente Bolsonaro é uma. A minha vida é outra".

Para Botelho, é natural que Lira pelo menos tente se mostrar um pouco mais afastado do governo Bolsonaro, que pode ser que não seja reeleito no próximo ano.

"Lira já está pensando em 2022, porque ele percebe que Bolsonaro pode não ser reeleito e não quer ter a sua imagem 100% atrelada a de Bolsonaro", avaliou.

Ao mesmo tempo, lembrou o colunista, assim como todos os deputados do centrão, Lira também precisa de emendas, dinheiro para reeleição e visibilidade para reeleição.

"Então, esse afastamento é para inglês ver, porque proximidade do centrão para quem está dentro do governo vai se manter pelo menos até os 40 minutos do segundo tempo ou até hora que efetivamente, se é que vai precisar realmente, haver uma ruptura maior."