Topo

Esse conteúdo é antigo

Eleição das prévias do PSDB será encerrada até domingo, diz partido

João Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgílio posam juntos nas prévias do PSDB -
João Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgílio posam juntos nas prévias do PSDB

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

22/11/2021 19h45

O PSDB afirmou hoje que a votação para escolha do candidato da sigla vai continuar até domingo. Em nota, o partido afirma que aguarda manifestação da Faugs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), empresa contratada para a implementação do aplicativo de votação. Se até amanhã a empresa não oferecer uma solução definitiva para o problema que levou a eleição de ontem a ser suspensa, a sigla adotará outra tecnologia para concluir o processo de prévias.

As prévias presidenciais do PSDB, disputadas pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgilio, foram adiadas ontem após uma falha no aplicativo de votação do partido. Foi realizada nesta segunda uma reunião para resolver os próximos passos.

As campanhas de Doria e Virgílio defendem que a votação seja retomada no próximo domingo. A campanha de Leite argumenta que, se possível, elas deveriam ser retomadas o quanto antes —preferencialmente amanhã.

Apuração do UOL mostra que apenas 8% dos filiados do PSDB conseguiram votar nas prévias do partido ontem para escolha do candidato à presidência da República no pleito de 2022. Entre os que não votaram está o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, uma das vítimas das falhas no aplicativo usado.

Dos 44.697 filiados aptos a votarem na prévia, congressistas tucanos calculam que cerca de 3.500 pessoas conseguiram usar o app no domingo. Além de FHC, que é presidente honorário do partido, os senadores José Serra e Mara Gabrilli e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin também são alguns dos que tiveram problemas. Entre os problemas identificados, foram relatados erros no momento em que se tentava fazer o reconhecimento facial.

Disputa de versões: Leite contesta PSDB; Araújo rebate

Segundo, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, a decisão foi tomada em conjunto pela direção do partido e pelos três concorrentes à vaga de candidato do PSDB na eleição presidencial em 2022. Mas Eduardo Leite rebateu a afirmação e afirmou que não houve acordo. "Só pode dar acordo sobre aquilo que se conhece. Estou tomando conhecimento agora [de possibilidade de contratar empresa privada para concluir as prévias]. Não conheço a empresa, não sei quem são. Não tenho elementos para dar condição de credibilidade ao processo", disse Leite.

"Parece muito difícil que a gente possa, no meio do processo, não só alargar o processo de votação como trocar a ferramenta", disse o gaúcho. "A gente está diante de um impasse. A nota esta equivocada", afirmou Leite a jornalistas. Em seguida, Bruno Araújo disse que "deve haver algum engano" por parte de Leite. Segundo Araújo, ele conversou sobre a possibilidade de contratar empresa privada com o próprio governador gaúcho e com sua equipe na tarde de hoje. "É ruim interromper um processo que tem de ser concluído", disse.

"Conclamo todo o PSDB para neste momento deixar a disputa para a presidência de lado e se unir", diz Bruno. Sobre suposto ataque hacker ao aplicativo de votação das prévias, ele diz que se trata de "especulação", mas que não está "descartado". "Até o meio-dia, se tivermos uma boa notícia que podemos botar a tecnologia da Faurgs em funcionamento, está descartado qualquer outra situação e nós seguimos", disse. "Se ela não ficar madura, eu não posso segurar o processo de forma infinita."

Em nota a jornalistas, Doria comentou o impasse e declarou apoio a Araújo: "A democracia interna exige respeito aos filiados que se cadastraram para votar. Existem soluções para garantir as manifestações de todos os filiados que se inscreveram nas prévias. Qualquer alternativa que não seja a rápida conclusão da votação é um desrespeito à vontade da maioria partidária. É violentar as prévias", disse.

Leia a íntegra da nota do PSDB:

"A votação para escolha do candidato do PSDB à presidência da República será concluída até o próximo domingo, dia 28. A decisão foi tomada em conjunto pela direção do partido e pelos três pré-candidatos.

O partido ainda aguarda manifestação da empresa contratada, a Faurgs. Se, até esta terça-feira, ela não oferecer garantias concretas de viabilidade e robustez da solução contratada, o PSDB adotará tecnologia privada para concluir o processo de prévias. Em qualquer alternativa, a integridade do processo eleitoral será rigorosamente observada.

Como afirmado em nota divulgada ontem, até o momento a Faurgs não apresentou conclusões sobre as razões das dificuldades.

Reiteramos que todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados".