Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula é alternativa contra populismo de Bolsonaro, opina El País da Espanha

O ex-presidente Lula se reuniu com o chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez - Reprodução: Ricardo Stuckert
O ex-presidente Lula se reuniu com o chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez Imagem: Reprodução: Ricardo Stuckert

Do UOL, em São Paulo

22/11/2021 16h37

O jornal El País da Espanha publicou hoje um editorial defendendo a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil em 2022. No texto, a publicação argumenta que Lula é a alternativa possível contra o "populismo autoritário e de extrema direita de Bolsonaro".

O jornal criticou Bolsonaro principalmente por sua atuação no combate à pandemia de covid-19 e afirmou que o presidente causou um "incalculável dano às normas constitucionais", além de ter dividido e polarizado a sociedade brasileira.

Nesse cenário, o El País da Espanha acredita que nas próximas eleições o futuro da democracia do Brasil estará em jogo e que o resultado impactará todo o continente durante a próxima década.

Lula mostrou sua sensibilidade para com a pobreza e a justiça social em uma área duramente atingida pela desigualdade. Mas também para questões como mudanças climáticas, diversidade e qualidade democrática.
Editorial do jornal El País da Espanha

Ao defender Lula, o jornal afirma que "sem dúvida, ele pode ser considerado o representante mais próximo da família social-democrata no continente latino-americano."

O editorial do El País foi publicado logo após a viagem de Lula à Europa, onde se encontrou com diversos líderes, incluindo o presidente da Espanha, Pedro Sánchez. O encontro, segundo o jornal, foi um acerto.

A importância de Lula e dessas eleições para a estabilidade da região são os principais motivos pelos quais vale a pena uma reaproximação da esquerda europeia ao possível próximo presidente do Brasil.
Editorial do jornal El País da Espanha