Topo

Esse conteúdo é antigo

Leite diz que quer fim das prévias o quanto antes e que PSDB ficará unido

Governador do Rio Grande do Sul disse que adversários Doria e Virgílio são "um candidato só" - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
Governador do Rio Grande do Sul disse que adversários Doria e Virgílio são "um candidato só" Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

23/11/2021 20h54

O pré-candidato à Presidência pelo PSDB e governador gaúcho Eduardo Leite afirmou hoje desejar o resultado das prévias do partido "o quanto antes" e acreditar que, depois de escolhido o nome para a corrida eleitoral, o partido ficará unido.

"Queremos a retomada da votação o mais rápido possível", disse ele em entrevista no palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul. "Temos absoluta confiança de que venceríamos as prévias do último domingo. Nossos dados, informações e pesquisas internas que fizemos nos dão esta segurança de que venceríamos o processo".

Leite disse que, neste momento em que o partido escolhe um candidato, estão ressaltando as diferenças, mas que elas serão superadas após a decisão. "Vamos ser capazes de superar as diferenças e, depois, termos um partido unido. Eu gostaria muito de contar com o apoio, o voto de João Doria, ou João Virgilio e Arthur Doria, são dois candidatos em um só ou um que são dois, não sei bem, porque estão sempre juntos", declarou.

Mais cedo, o governador paulista João Doria e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio concederam entrevista juntos. Leite concorre com os dois pela indicação tucana à presidência da República.

O gaúcho criticou a fala de Virgílio, que contestou a capacidade dele pela pouca idade. Leite tem 36 anos, apenas um ano a mais do que o mínimo para concorrer ao cargo. "Infelizmente, estamos vendo o senador Virgílio, que tem uma biografia que respeito, servindo para falar aquilo que o candidato do lado dele não deseja falar. Lamento, não vou comentar isso, acho que não está em condições de fazer manifestações. Espero que recobre a consciência e volte a falar por si mesmo, não pelos outros".

Mais cedo, o PSDB começou a avaliar um aplicativo de votação diferente. O partido espera retomar o processo ainda amanhã.

O pleito interno foi pausado no último domingo (21) após instabilidade com a ferramenta inicialmente contratada. A estimativa é que cerca de 3.500 tucanos, menos de 5% do total, tenham registrado sua escolha.