Topo

Esse conteúdo é antigo

Randolfe dedica medalha francesa para familiares de vítimas da covid-19

Randolfe Rodrigues foi o vice-presidente da CPI da Covid no Senado - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Randolfe Rodrigues foi o vice-presidente da CPI da Covid no Senado Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo*

25/11/2021 19h05

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) dedicou hoje a medalha que irá receber do governo da França no dia 6 de dezembro às famílias das vítimas da covid-19.

A comenda não pertence a mim, mas sim às milhares de famílias brasileiras que tiveram um amor retirado de suas vidas pela pandemia da Covid-19!
Senador Randolfe Rodrigues

Randolfe comentou a notícia de que o presidente francês Emmanuel Macron marcou a data da entrega da medalha. A cerimônia acontecerá na Embaixada da França no Brasil ao invés de Paris, onde geralmente ocorreria, por causa da pandemia.

A condecoração de Randolfe com a Légion d'Honneur já havia sido anunciada há alguns meses. Esta é uma das mais importantes honrarias da França e Randolfe foi escolhido para recebê-la por seu trabalho na defesa do meio ambiente e na luta contra a covid-19.

Ao dedicar a comenda, Randolfe também disse: "É muito mais do que eu mereço e mais longe do que pensei chegar."

Em julho, ao receber a notícia de que seria agraciado, Randolfe se emocionou e afirmou que "o mundo está vendo o esforço contra as 'boiadas' no meio ambiente e a luta contra o coronavírus."

A condecoração a Randolfe é mais uma ação do governo francês que contraria o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Hoje, Bolsonaro comentou a recepção do presidente da França Emmanuel Macron ao ex-presidente Lula (PT), que teve protocolo reservado a chefes de Estado, e classificou o gesto como uma "provocação".

Parece que é uma provocação, sim. Será que o serviço de inteligência dele [Macron] não sabe quem foi o Lula aqui ao longo dos oito anos dele e mais seis de Dilma, o que foi feito no Brasil?, questionou Bolsonaro em entrevista à rádio Sociedade da Bahia.

*Com RFI