Topo

Câmara de Ribeirão retira 'repúdio' a Papai Noel gay da Noruega

Propaganda dos correios da Noruega exibe Papai Noel gay - Reprodução
Propaganda dos correios da Noruega exibe Papai Noel gay Imagem: Reprodução

Luiz Fernando Figliagi

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto

02/12/2021 16h44Atualizada em 03/12/2021 16h02

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, retirou, em sessão realizada ontem, a moção de repúdio aos correios da Noruega pela veiculação de uma propaganda que exibe um Papai Noel gay. A proposta, de autoria do vereador André Rodini (Novo), havia sido aprovada na última terça-feira (30).

Rodini disse, durante a sessão, que pediu a retirada da moção após o caso tomar uma "proporção" que não imaginava, e que tudo não passou de um mal-entendido. Ele teria se referido à sexualização do Papai Noel, sem intenção de ofender nem prejudicar ninguém: "Os senhores me perdoem se lhes causei algum dano."

Embora a moção tenha sido aprovada anteriormente por 6 a 5, a votação teve 16 abstenções. A vereadora Duda Hidalgo (PT), contrária à proposta, afirmou na ocasião que o projeto não precisava ser discutido em uma cidade brasileira, localizada a quase 10 mil quilômetros de distância do país europeu.

"Eu não entendo por que isso foi pautado dentro da câmara de Ribeirão Preto; a gente tem tanta coisa para fazer no nosso município, e a gente está aqui pensando em uma propaganda que foi veiculada por uma estatal nos correios da Noruega", afirmou. "Eu acho, particularmente, muito complicado a gente se envolvendo em uma matéria que afeta tão pouco a nossa cidade. Não acho que tenha grande relevância pública."

O Uol entrou em contato com a assessoria de imprensa do vereador nesta sexta-feira (3), mas o vereador não se posicionou sobre o assunto.

Papai Noel apaixonado

A propaganda promovida pelo "Posten", órgão responsável pelos serviços postais no país, mostra um homem sozinho que recebe a visita do Papai Noel em sua casa todos os anos. Em uma véspera de Natal, ele escreve uma carta para o bom velhinho: "Caro, Papai Noel. Tudo o que eu quero de Natal é você". Ao final do vídeo, os dois se beijam.