Topo

Esse conteúdo é antigo

Ipespe: Alckmin e Haddad estão tecnicamente empatados para governador de SP

Do UOL, em São Paulo

03/12/2021 15h32

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) aparecem tecnicamente empatados, no limite da margem de erro, na pesquisa Ipespe divulgada hoje para as eleições de governador de São Paulo em 2022. O levantamento foi encomendado e divulgado pelo jornal Valor Econômico.

De acordo com a pesquisa, Alckmin tem 23% das intenções de voto, enquanto Haddad tem 19%. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, considera-se que eles estão em empate técnico.

Em terceiro lugar está Guilherme Boulos (PSOL), com 11% das intenções de voto, seguido do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (sem partido), com 8% — os dois, portanto, também estão tecnicamente empatados.

Mais atrás na pesquisa apareceram o atual vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), com 3%, e o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, que não chegou a 1%. O levantamento também mostrou que 37% das pessoas responderam que vão votar branco ou nulo.

Rodrigo Garcia é o candidato apoiado pelo atual governador, João Doria (PSDB). Alckmin, que foi padrinho político de Doria, mas com quem o governador rompeu, está de saída do partido e pode não disputar a eleição paulista. Ele é cotado para entrar na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato à vice-presidência.

Neste cenário, é possível que Alckmin entre no PSB e, neste caso, o PT abra mão da disputa do governo de São Paulo para apoiar Márcio França (PSB). Por isso, O Ipespe testou também o cenário sem Alckmin e sem Haddad, mas com França. Desta maneira, Guilherme Boulos assume a liderança, com 23% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Márcio França, que tem 19%.

Cenário 1

Geraldo Alckmin (PSDB) - 23%
Fernando Haddad (PT) - 19%
Guilhermes Boulos (PSOL) - 11%
Tarcísio de Freitas (sem partido) - 8%
Rodrigo Garcia (PSDB) - 3%

Cenário 2

Guilherme Boulos (PSOL) - 23%
Márcio França (PSB) - 19%
Tarcísio de Freitas (sem partido) - 10%
Rodrigo Garcia (PSDB) - 5%

A pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, quando ouviu 1.000 pessoas por telefone. Segundo o instituto, a confiança da pesquisa é de 95%.