Topo

Esse conteúdo é antigo

Valdemar defende Flávia Arruda e pede que centrão se resolva internamente

Do UOL, em São Paulo

05/01/2022 16h53

O presidente Nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, gravou um vídeo a correligionários no qual defende a ministra Flávia Arruda, após crescente pressão interna de congressistas que pediam a sua demissão da Secretaria de Governo.

Segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", publicada no último sábado (1º), a ministra está sendo acusada de descumprir acordos e não garantir o pagamento de emendas prometidas para 2021. O nome de Célio Faria Júnior, chefe de gabinete de Jair Bolsonaro (PL), é um dos favoritos para assumir o posto.

No vídeo de 2min11seg, republicado também pelo próprio PL nas redes socias, Costa Neto pede ainda aos colegas de partido que os problemas sejam resolvidos internamente e não por meio da imprensa.

Essa semana enfrentamos um problema inesperado. Uma crítica de um companheiro nosso, do Senado, a nossa deputada Flávia Arruda, nossa ministra secretária do governo, que é exemplo de trabalho para todos nós. E enfrentamos um problema que não podíamos ter enfrentado na imprensa. Por que enfrentar na imprensa? Nós, que fazemos parte da base do governo, temos que enfrentar os nossos problemas entre nós. Valdemar Costa Neto

"Quando chega à imprensa, eles colocam lá: 'o centrão quer a saída da Flávia'. Ora, o centrão não quer a saída da Flávia. Eu não vi nenhuma manifestação do Arthur Lira (PP-AL), do Ciro Nogueira (PP-PI), nem nossa. Pelo contrário. Nós queremos que a Flávia continue, porque ela fez o que pode fazer. Dinheiro vai faltar sempre", prossegue.

Na sequência, Valdemar Costa Neto diz ainda que "o pessoal fica muito valente quando Bolsonaro não está aqui [em Brasília]".

"Bolsonaro estava internado. Quer dizer, não seria o momento para partirmos para uma discussão pública. Isso ficou colocado de maneira deselegante", concluiu.

De acordo com a reportagem da Folha, aliados políticos de Flávia Arruda a defendem e dizem que os recursos não foram liberados pelo Ministério da Economia. Eles argumentam também que as insatisfações são esperadas num contexto em que não há espaço no Orçamento para atender todas as demandas. Ela recebeu a solidariedade de colegas da Esplanada por mensagens de WhatsApp.

Flávia ainda virou alvo de deputados e senadores — segundo seus críticos — por não ter atendido ligações no fim do ano, quando parlamentares tentavam destravar a liberação de suas emendas.