Topo

Esse conteúdo é antigo

IBGE apaga post sobre camarão após internautas ligarem à fala de Bolsonaro

5.jan.2022 - O presidente Jair Bolsonaro dá coletiva após receber alta hospitalar, em São Paulo - Nelson Almeida/AFP
5.jan.2022 - O presidente Jair Bolsonaro dá coletiva após receber alta hospitalar, em São Paulo Imagem: Nelson Almeida/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/01/2022 13h12

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmou hoje ter apagado uma publicação feita ontem no Twitter divulgando uma pesquisa sobre a produção de camarão no país.

O post foi feito horas após a alta do presidente Jair Bolsonaro (PL), que ficou dois dias internado em um hospital em São Paulo com uma obstrução no intestino. De acordo com o médico dele, Antônio Luiz Macedo, a condição foi causada por um camarão não mastigado.

O momento da publicação chamou a atenção de usuários da rede social. "Ninguém respeita, é contagem regressiva para esse inferno acabar", respondeu um internauta. "Quando vi camarão, eu li IBGE comunista ao invés de comunica", disse outro, fazendo referência ao usuário do instituto na rede, IBGE Comunica.

Publicação do IBGE sobre camarão foi apagada - Reprodução - Reprodução
Publicação do IBGE sobre camarão foi apagada
Imagem: Reprodução

Em nota, a direção do instituto disse que a publicação já estava agendada desde a semana passada, e que foi uma "coincidência infeliz". "Diante da repercussão fora do contexto pretendido com a postagem, optou-se pela sua retirada das mídias sociais. Ainda que os fatos até agora levantados demonstrem que tenha sido uma coincidência infeliz, a Direção do IBGE promoverá a apuração dos fatos", disseram.

O tweet levava à pesquisa da pecuária municipal feita pelo órgão. "Camarão frito, ensopado, no bobó.. Eita que é feito de todo jeito! Tem até chiclete, sabia? Lá no Nordeste, responsável por 99,6% da produção do país. Aracati (CE) é o maior produtor, com 3,9 mil toneladas", dizia a publicação, que não constava mais no perfil do IBGE nesta manhã.