Topo

Datafolha: saiba mais sobre o instituto e seus métodos de pesquisa

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

21/01/2022 04h00Atualizada em 01/06/2022 17h13

O Datafolha é um instituto de pesquisas ligado ao jornal Folha de S.Paulo. Foi fundado em 1983, ainda como um departamento do Grupo Folha da Manhã, do qual a Folha faz parte, mas ganhou atribuições e se tornou uma empresa independente. A Folha é parceira do UOL, com participação minoritária, indireta e em ações sem direito a voto no UOL.

O instituto só realiza pesquisas eleitorais financiadas por grupos de comunicação, como a própria Folha e a TV Globo.

O Datafolha geralmente faz levantamentos sobre intenções de voto abordando entrevistados em pontos de grande fluxo de pessoas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro. Durante as eleições municipais de 2020, por causa da pandemia, o Datafolha também realizou pesquisas por telefone.

Segundo o instituto, o número de entrevistados para as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais variam de 2.000 a 5.000 pessoas. Na corrida presidencial de 2018, no entanto, o instituto chegou a ouvir mais de 18 mil eleitores.

A margem de erro dos levantamentos é de 2 pontos percentuais e o índice de confiabilidade era de 95%.

Desde 1º de janeiro, as pesquisas realizadas pelo instituto para as eleições devem ser registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir do ano que vem.

O instituto é filiado à Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas) desde 1996.