Topo

PoderData: Saiba mais sobre o instituto e seus métodos de pesquisa

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

21/01/2022 04h00

O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. Foi fundado em 2017 e destaca-se principalmente pela forma como faz seus levantamentos sobre intenções de voto em eleições.

O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.

Esse método é popular nos EUA, mas ainda é pouco usado no Brasil. Em 2018, o PoderData foi o primeiro instituto de pesquisas a registrar um levantamento eleitoral realizado por telefone no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Durante a última eleição presidencial, pesquisas realizadas pelo PoderData chegaram a coletar a opinião de mais de 10 mil eleitores via telefone. A margem de erro dos levantamentos foi sempre de 2 pontos percentuais e o índice de confiabilidade de 95%. Essas pesquisas foram financiadas pelo próprio instituto.

Desde 2020, o PoderData faz pesquisas a cada 15 dias, sempre coletando informações de mais de 2.000 eleitores, com resultados publicados no site Poder360, com margem de erro de 2 pontos percentuais e 95% de confiabilidade.

Em 2021, as pesquisas foram financiadas com recursos próprios ou de parceiros.

Essas pesquisas são coordenadas pelo cientista político Rodolfo Costa Pinto. Para registrá-las no TSE, o PoderData pretende contratar um estatístico responsável.

O PoderData não é afiliado à Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas).