Topo

Sensus: saiba mais sobre o instituto e seus métodos de pesquisa

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

21/01/2022 04h00

O Sensus é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Tem mais de 27 anos de existência, segundo o site da empresa. É dirigido por Ricardo Guedes, cientista político, e Ana Claudia Angelo, bacharel em administração.

O Sensus já foi parceiro da CNT (Confederação Nacional do Transporte) para realização de pesquisas eleitorais. Desde 2016, pelo menos, a confederação não financia mais levantamentos sobre intenções de voto realizados pelo instituto.

Durante a eleição de 2018, o Sensus financiou com recursos próprios a realização de pesquisas presidenciais. Foram ouvidos 1.500 eleitores em cada levantamento, mas só em Minas Gerais. A margem de erro das pesquisas era de 2,5 pontos percentuais e o índice de confiabilidade foi de 95%.

O UOL procurou o Sensus para obter informações sobre pesquisas realizadas neste ano e outros dados sobre o instituto. Ele informou que esses dados estão em seu site.

Esse mesmo site, no entanto, traz informações muito genéricas sobre a empresa. Não informa objetivamente métodos usados em pesquisas eleitorais. O Sensus não é afiliado à Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas).