Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro diz que carisma manteve Lula em evidência durante 30 anos

O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) - Pedro Ladeira/Folhapress
O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

26/01/2022 22h08

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) disse hoje que a "personalidade exuberante e o carisma" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o fizeram ficar em evidência na política dos últimos 30 anos. Inclusive, segundo Ciro, pautando eleições em cenários contra ou a favor do petista.

"Talvez agora seja hora de a gente trocar essa disputa de carisma por ideias, propostas, projetos. E eu tenho me mantido permanentemente em dia com os assuntos", disse, em entrevista à CNN Brasil.

A resposta que levou às referências a Lula surgiu após Ciro ser questionado sobre a possibilidade de suas propostas terem mais chances na disputa eleitoral deste ano. O pedetista garantiu que se sente "mais maduro e pronto" para o cargo de Presidente da República.

"Eu vou governar com quem o povo eleger. Entretanto, antes disso acontecer, eu vou pedir ao povo que, ao votar em mim, não vote na minha personalidade. Não vote no Chico, no Manel, na Maria, no Lula, no Bolsonaro, no Ciro, ou seja lá em quem for. Exija de todos nós uma ideia", disse.

As pesquisas eleitorais, porém, têm mostrado o ex-presidente Lula e o atual, Jair Bolsonaro (PL), em vantagem na disputa pelo cargo. Na pesquisa Modalmais/Futura Inteligência divulgada hoje, por exemplo, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), o governador paulista João Doria (PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparecem em seguida, mas não ultrapassam 13% das intenções em nenhuma das situações analisadas e levando em conta a margem de erro.