Topo

Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: Moro ataca Lula porque quer polarizar com petista nas eleições

Colaboração para o UOL, no Rio

26/01/2022 18h56Atualizada em 26/01/2022 19h32

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto disse, no UOL News desta noite, que o presidenciável Sergio Moro (Podemos) está atacando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tentar polarizar com o petista nas eleições de outubro.

"Ele tenta polarizar com o primeiro colocado nas pesquisas, que é o ex-presidente Lula. Ele vai lá, bate lá, cutuca lá. Lula estava respondendo até, e tomou uma sugestão 'ele está em terceiro'", disse Sakamoto ao apresentador do Canal UOL Diego Sarza.

Nos últimos dias, os dois aspirantes ao Palácio do Planalto têm se alfinetado, principalmente através das redes sociais. O episódio mais recente aconteceu hoje quando Moro provocou Lula, em vídeo divulgado em seus perfis, falando que o ex-presidente "arregou" ao dizer que o PT não pedirá uma CPI para apurar a atuação do ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal na consultoria norte-americana Alvarez & Marsal.

Na última semana, Lula chamou o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) de "canalha". Moro rebateu a fala, dizendo que o petista será derrotado nas eleições presidenciáveis deste ano.

A tática do ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro é muito clara. Ele está com menos de 10% nas pesquisas... muito menos do que ele esperava ter agora. Ele esperava ser carregado nos braços do povo. Só que está faltando povo
Leonardo Sakamoto

Na pesquisa eleitoral mais recente, da Modalmais/Futura Inteligência, divulgada hoje, Lula aparece na liderança à frente de Bolsonaro, que aparece em segundo lugar. Em todos os cenários, Moro não ultrapassa os 11% das intenções de voto.

Alvarez & Marsal

Em plena corrida eleitoral, Moro também está envolvido em suspeitas sobre sua contratação pela Alvarez & Marsal. Após diversas cobranças, o presidenciável prometeu, mais cedo, revelar quanto ganhava pelo seu trabalho na empresa na sexta-feira (28).

"É muito positivo que finalmente o ex-juiz Sergio Moro libere os rendimentos que ele teve da Alvarez & Marsal lá nos Estados Unidos, empresa que teve como cliente várias empresas que foram investigadas por Moro na Lava Jato, foram condenados por Moro na Lava jato", disse Sakamoto.

A Alvarez & Marsal contratou Moro após ele deixar o Ministério da Justiça, em 2020. A empresa recebeu ao menos R$ 65,1 milhões de empresas envolvidas na operação Lava Jato, que teve vários processos julgados pelo ex-juiz. O valor é 78% de todo o faturamento por administração judicial que a companhia alega ter tido de 2013 até o ano passado.

Moro deixou a Alvarez & Marsal em outubro do ano passado para se tornar pré-candidato à Presidência da República. Em entrevista ao Estadão, na segunda (24), ele negou ter cometido qualquer irregularidade na empresa e disse que revelaria os valores que recebeu apenas à Justiça Eleitoral.

Moro falava que não cuidava diretamente dessas contas, mas só essa relação já seria o suficiente para o antigo juiz federal Sergio Moro botar uma coercitiva no Sergio Moro candidato pelo Podemos à Presidência da República. Moro tem que mostrar os rendimentos, falar o que fazia. É a transparência que ele cobrava antigamente
Leonardo Sakamoto

Embed: