Topo

Esse conteúdo é antigo

Em missa de sétimo dia da mãe, Bolsonaro recebe carta do Papa Francisco

27.jan.2022 - Bolsonaro e Michelle chegam para celebração de missa de sétimo dia de falecimento de Olinda Bolsonaro - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
27.jan.2022 - Bolsonaro e Michelle chegam para celebração de missa de sétimo dia de falecimento de Olinda Bolsonaro Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

27/01/2022 09h58Atualizada em 27/01/2022 11h07

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu hoje uma carta do papa Francisco em memória da mãe do governante brasileiro, Olinda Bonturi Bolsonaro, que morreu na última sexta-feira. O texto foi lido durante a missa de sétimo dia, realizada na Catedral Militar de Brasília.

No documento, Francisco expressa "sentidas condolências" e afirma que Olinda "deixou um belo testemunho cristão tanto no desempenho da sua missão familiar como na solícita colaboração prestada à vida eclesial".

Carta enviada pelo Papa Francisco ao presidente Bolsonaro pela morte de sua mãe - Reprodução - Reprodução
Carta enviada pelo Papa Francisco ao presidente Bolsonaro pela morte de sua mãe
Imagem: Reprodução

A carta foi lida durante a missa por um representante do Vaticano.

Durante parte da cerimônia, Bolsonaro leu um trecho da Bíblia e acompanhou em silêncio o ritual religioso.

Além de Bolsonsro e seus familiares, participaram da missa os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações), Paulo Guedes (Economia), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Walter de Souza Braga Netto (Defesa) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

O presidente chegou a cogitar nos últimos dias retornar à cidade onde passou a infância, Eldorado (SP), para a missa de sétimo dia. Olinda Bonturi Bolsonaro morava no município do interior paulista. O governante foi aconselhado, no entanto, a realizar cerimônia em Brasília.

Veja abaixo o que diz a carta enviada pelo pontífice:

Excelentíssimo senhor Jair Bolsonaro, presidente da República Federativa do Brasil, com pesar acabo de receber a notícia da morte de sua venerada mãe que deixou belo testemunho cristão tanto no desempenho da sua missão familiar como na solícita colaboração prestada à vida eclesial.

Apresento à vossa excelência e à família enlutada as minhas sentidas condolências e colocando sobre todos o conforto do altíssimo enquanto imploro a Cristo Redentor para a alma de sua serva Olinda a paz e a felicidade prometidas aos seus fiéis discípulos