Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula espera Alckmin decidir partido e diz: 'Vice será um contraponto ao PT'

28.jan.22 - Ex-presidente Lula concede entrevista para Rádio Liberal e comenta sobre possível aliança com o ex-governador Geraldo Alckmin - Reprodução
28.jan.22 - Ex-presidente Lula concede entrevista para Rádio Liberal e comenta sobre possível aliança com o ex-governador Geraldo Alckmin Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/01/2022 13h22Atualizada em 28/01/2022 14h10

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje que aguarda uma definição partidária do ex-governador Geraldo Alckmin (SP) para firmar uma aliança de olho nas eleições presidenciais de 2022. Em entrevista à Rádio Liberal, Lula garantiu que o vice, independentemente da escolha, será um "contraponto ao PT".

"A aliança com Alckmin ainda não pode ser concretizada porque ele está sem partido e eu sem definir a minha candidatura. Estou conversando com muitos partidos e personalidades políticas. Não posso dizer quem vai ser o vice", afirmou Lula.

O ex-presidente acrescentou que sua exigência é que o vice "seja um contraponto" para ampliar o diálogo com outros setores da sociedade, como o de empresários.

"Só posso dizer que o vice não será um cara igual a mim. [O vice] será alguém que possa trazer outros setores da sociedade e que possa ajudar na construção do funcionamento de uma coalização com o Congresso Nacional."

Lula afirmou que as conversas com Alckmin estão "andando" e que a expectativa é que o ex-governador se filie a um partido da base de apoio da candidatura petista.

A possibilidade de aliança entre o ex-governador e o ex-presidente ganhou força após jantar entre os dois em dezembro do ano passado.

Em entrevista à Rádio Liberal, Lula ainda criticou o governo Jair Bolsonaro (PL) e disse que o presidente "não manda em nada".

"Não tem, na história da República, um governo tão frágil, tão desacreditado, tão inoperante e impotente com relação ao Congresso. Bolsonaro não decide nada, não manda em nada, não controla nada, sequer o Orçamento, que deve ser administrado pelo Poder Executivo", afirmou Lula. "Tão frágil que permitiu que partidos do Centrão dissessem como e o que querem."

Futuro partido de Alckmin

Enquanto há entraves entre PSB e PT, o PV já se movimenta para ser a segunda opção de nova casa para o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, recém-saído do PSDB.

Dirigentes do PV têm compartilhado imagens com a mensagem "Vem, Geraldo" para sensibilizar o ex-tucano a se filiar ao partido. Presidente nacional da sigla, o ex-deputado federal José Luiz Penna, porém, diz que, antes de pensar em filiação de Alckmin, é preciso buscar o acerto da federação com PT, PSB, PCdoB e PV.

"Acho que o partido tem o posicionamento de fazer uma pressão maior [pela filiação do Alckmin], mas acho que a gente deve deixar o governador decidir sem esse nível de pressão, entende? Deixar ele confortável", diz Penna.