Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente argentino propõe aliança com Lula e México contra desigualdade

Lula se encontra com presidente López Obrador - Reprodução/ Twitter @lulaoficial
Lula se encontra com presidente López Obrador Imagem: Reprodução/ Twitter @lulaoficial

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

14/03/2022 16h26

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, propôs ao homólogo mexicano Andrés Manuel López Obrador criar, junto ao eventual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Brasil, um eixo contra a desigualdade social na América Latina.

Numa carta enviada a Obrador, à qual o UOL teve acesso, Fernández sugeriu que, como ele próprio, o mexicano também declare apoio à possível candidatura do ex-mandatário brasileiro à Presidência da República neste ano.

"Nunca devemos esquecer que vivemos no continente mais desigual do mundo", disse o chefe de Estado argentino.

No início de março, Lula se encontrou com López Obrador no Palácio Nacional, sede do poder Executivo mexicano. Entre os temas discutidos no encontro, destacaram-se a irmandade latino-americana e a luta por justiça social.

Leia trecho sobre Lula

O UOL reproduz abaixo, em tradução livre, o que disse Alberto Fernández sobre Lula na carta enviada a López Obrador. A íntegra (em espanhol) pode ser lida mais abaixo.

"Vi que você esteve com meu querido amigo Lula. Ele é uma grande pessoa e o maior líder que a América do Sul teve e tem. Devemos acompanhá-lo em tudo o que estiver ao nosso alcance.

Se isso acontecesse, faria muito bem ao sofredor povo brasileiro. Mas, além disso, imagino que nos permitiria fortalecer o eixo MBA (México, Brasil e Argentina) —em torno do qual a política da região poderia ser direcionada para uma melhor qualidade democrática e fundamentalmente para uma distribuição de renda mais justa. Nunca devemos esquecer que vivemos no continente mais desigual do mundo".

Em carta endereçada ao presidente do México, Fernandez defende apoio a Lula e propõe fortalecimento de frente contra desigualdade - Divulgação - Divulgação
Em carta endereçada ao presidente do México, Fernandez defende apoio a Lula e propõe fortalecimento de frente contra desigualdade
Imagem: Divulgação
Em carta endereçada ao presidente do México, Fernandez defende apoio a Lula e propõe fortalecimento de frente contra desigualdade no Brasil - Divulgação - Divulgação
Em carta endereçada ao presidente do México, Fernandez defende apoio a Lula e propõe fortalecimento de frente contra desigualdade
Imagem: Divulgação