Topo

Esse conteúdo é antigo

Comissão do Senado aprova convite para que Mario Frias explique viagem a NY

Secretário especial da Cultura, Mário Frias - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Secretário especial da Cultura, Mário Frias Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo*

24/03/2022 15h45

A Comissão de Educação do Senado aprovou hoje um convite para que o secretário especial de Cultura, Mario Frias, preste esclarecimentos sobre gastos em suas viagens aos Estados Unidos. A data para a audiência, no entanto, ainda não foi definida.

O requerimento é de autoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN). Segundo o parlamentar, a secretaria não presta esclarecimentos sobre os gastos, mas é preciso explicar a motivação da viagem.

"O secretário chegou a entrar com uma ação judicial pedindo indenização às companhias aéreas dessa viagem, na ordem de mais R$ 33 mil, por ter atrasado a entrega da bagagem. Ou seja, o secretário pretendia receber indenização por atraso na entrega de bagagem numa viagem paga pelo recurso público federal", afirmou o parlamentar.

Em dezembro, o secretário Mario Frias e seu adjunto, Hélio Ferraz de Oliveira, estiveram cinco dias em Nova York para se reunir com o lutador de jiu-jitsu Renzo Gracie a fim de discutir um documentário sobre o atleta.

Em fevereiro, a liderança da Minoria na Câmara dos Deputados protocolou uma representação junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) solicitando que sejam apurados os gastos feitos pela equipe.

O Ministério Público que atua junto ao TCU pediu para o órgão investigar os gastos da viagem de Frias. A intenção é verificar se "a viagem custeada com recursos públicos possuía razões legítimas para existir atendendo ao interesse público ou se serviu para atender - às escusas da lei - interesse personalíssimo e privado".

* Com informações de Senado