Topo

Esse conteúdo é antigo

Funcionário de Gabriel Monteiro orientou sem-teto a furtar para vídeo

Funcionário de Gabriel Monteiro orientou homem a furtar; momentos depois, o vereador aparece para confrontar o sem-teto - Reprodução
Funcionário de Gabriel Monteiro orientou homem a furtar; momentos depois, o vereador aparece para confrontar o sem-teto Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/03/2022 21h12

Um vídeo mostra uma pessoa supostamente em situação de rua sendo orientada por um homem a cometer furto no centro da capital do Rio de Janeiro. As imagens foram obtidas pelo G1 e apontam que quem incita o crime é um funcionário do vereador Gabriel Monteiro (sem partido), que aparece no meio do vídeo para confrontar o sem-teto.

"Vai pelo cantinho, ela não está nem vendo. Ela é autista, não vai nem se ligar", diz o funcionário no vídeo sobre uma mulher na rua, depois de prometer pagar o homem em situação de rua para realizar o crime. O sem-teto, então, realiza o furto da bolsa e a joga para o outro lado da rua.

Depois, chega Monteiro e pede para conversar com o homem: "Se você não escutar é pior. Você pode me escutar? O que ia acontecer com a bolsa?". O vereador continua perguntando se o homem tem filhas e esposa.

"Olha o que você fez. Você está certo? Imagina sua filha em um relacionamento abusivo. Você é um safado, ainda quer o dinheiro?", fala o político. "Eu estou passando fome, eu moro na rua", retruca o homem.

Em nota ao UOL, a assessoria do vereador disse que "são experimentos sociais, um quadro difundido mundialmente em inúmeros canais na internet. Visando desconstruir pensamentos e ideias preconceituosas, propomos uma situação em que as pessoas são testadas".

Monteiro é investigado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro por denúncias de assédio moral, sexual e agressões físicas. Amanhã, o Conselho receberá a delegada Gisele Espírito Santo, titular DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Jacarepaguá, que apura uma ocorrência envolvendo o parlamentar.

Na segunda-feira (04), os integrantes do Conselho vão se reunir com os promotores do MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio) responsáveis pelas investigações das acusações.