Topo

Esse conteúdo é antigo

Comandante da Aeronáutica curte posts a favor de Bolsonaro em rede social

O comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Jr., e o presidente Jair Bolsonaro - Reprodução/Twitter
O comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Jr., e o presidente Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

11/04/2022 10h20Atualizada em 11/04/2022 11h31

O comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Carlos Almeida Baptista Jr., demonstra apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) e a deputados da base aliada do presidente em publicações curtidas no Twitter. O regulamento disciplinar das Forças Armadas considera a manifestação sobre assuntos de natureza político-partidária por militares da ativa uma transgressão.

Baptista, que costuma curtir todos os tuítes em que é mencionado, gostou de uma publicação em resposta a ele, que diz "Top demais. Bolsonaro 2022".

Comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Jr. curtiu publicação que apoia reeleição do presidente Jair Bolsonaro - Reprodução - Reprodução
Comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Jr. curtiu publicação que apoia reeleição do presidente Jair Bolsonaro
Imagem: Reprodução

Ele também curtiu uma publicação do deputado Helio Lopes (PL-RJ) que usa a hashtag #FECHADOCOMBOLSONARO, e uma outra, da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que compartilhou um vídeo editado de modo a entender que o economista Roberto Campos chama a jornalista Miriam Leitão de "idiota".

A gravação, recortada para tirar a fala de Campos de contexto, é compartilhada por grupos de direita. Ele diz que idiota é quem não aprende com os erros, se referindo às economias latino-americanas, que não teriam participado de um período de prosperidade após a recessão de 1990. A resposta não foi à Miriam, mas ao âncora do programa na época, Jorge Escosteguy.

Carlos Baptista Jr. curtiu publicação do deputado Helio Lopes com hashtag #FECHADOCOMBOLSONARO - Reprodução - Reprodução
Carlos Baptista Jr. curtiu publicação do deputado Helio Lopes com hashtag #FECHADOCOMBOLSONARO
Imagem: Reprodução

O comandante também curtiu uma publicação de Anderson Correia, reitor do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e cotado para assumir o Ministério da Educação, que critica a cantora Anitta. Para Correia, as músicas dela seriam uma "péssima influência para as crianças brasileiras".

Baptista já foi acusado anteriormente de participação política indevida, no ano passado, em duas ocasiões: um encontro com a deputada Bia Kicis (PL) e por uma entrevista ao jornal O Globo, em que disse que uma nota das Forças Armadas em repúdio a Omar Aziz (PSD-AM) era um "alerta às instituições".

O segundo caso chegou a ir a julgamento pelo Ministério Público Militar, mas foi rejeitado e arquivado.