Topo

Esse conteúdo é antigo

Grupo pró-Bolsonaro com 63 mil membros é suspenso do Telegram

Telegram - Getty Images
Telegram Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/05/2022 21h22Atualizada em 12/05/2022 22h06

Um dos maiores grupos pró-Bolsonaro foi suspenso do Telegram por promover "conteúdo ilegal" na plataforma. Aproximadamente 63 mil pessoas participavam do chamado "SUPER GRUPO B-38 OFICIAL".

Na quinta-feira (12), o Telegram se posicionou. "O 'grupo b38' foi suspenso temporariamente porque alguns usuários postaram conteúdo sexual envolvendo menores — o procedimento padrão é ocultar o conteúdo e dar tempo para que os administradores do grupo limpem as mensagens. O grupo não está mais bloqueado".

O grupo costuma reunir muitas mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governo federal, além de desinformação sobre as eleições e o sistema eleitoral brasileiro.

No ano passado, Bolsonaro mandou uma mensagem de agradecimento ao grupo "B-38". O vídeo foi publicado em março de 2021 no perfil de mesmo nome no Twitter. O nome do grupo faz referência ao Aliança do Brasil, partido que o presidente tentou criar.

"Pessoal do B-38, obrigado pela persistência, pela vontade de colaborar para criar um novo partido, se Deus quiser vai dar certo. Um abraço a todo mundo!", disse Bolsonaro.

Após pressão, em março, o Telegram aderiu ao programa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de combate a desinformação durante as eleições deste ano. Mas, antes disso, o aplicativo chegou a ser suspenso a mando do ministro STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

O Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação busca combater os conteúdos falsos relacionados à Justiça Eleitoral, ao sistema eletrônico de votação, ao processo eleitoral e àqueles nele envolvidos. O documento de quase 80 páginas traça um plano estratégico de ações para o pleito deste ano.

O termo de adesão não implica compromissos financeiros ou transferências de recursos entre o Telegram e o TSE. Assim, cada uma das instituições deverá arcar com os custos necessários às respectivas participações no Programa, explica o órgão.