Topo

Esse conteúdo é antigo

Ibaneis pede desculpas a Lula: "Todos sabem da minha origem democrática"

Do UOL, em Brasília

08/01/2023 19h46

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), divulgou hoje um vídeo em que pede desculpas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos outros presidentes das instituições federais.

Nas imagens, Ibaneis ressaltou sua "origem democrática", disse que os atos golpistas que ocorreram em Brasília são "inaceitáveis" e que não imaginava que os protestos tomariam grandes proporções.

"Vínhamos monitorando desde a tarde de ontem, juntamente com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), os movimentos que estavam chegando ao DF", afirmou.

As caravanas golpistas começaram a chegar na capital federal na manhã de sábado (7) e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se alojaram no acampamento em frente ao quartel do Exército.

Cenário de guerra

No início desta tarde, os manifestantes romperam o bloqueio feito na Esplanada dos Ministérios pela Polícia Militar do DF e invadiram e depredaram prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal).

Móveis foram arremessados para fora dos prédios, gavetas foram reviradas e vidraças foram quebradas para que houvesse a invasão. Ibaneis classificou os terroristas de "vândalos" e ressaltou que terão do governo do DF "todo o efetivo combate para que sejam punidos".

Pressionado, o governador anunciou a exoneração do até então secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro.

Intervenção federal

Quase três horas após os atos de terrorismo, o presidente Lula anunciou intervenção federal no DF até 31 de dezembro. Ele estava em Araraquara, no interior de São Paulo, quando comunicou a decisão à imprensa.

No pronunciamento, Lula criticou a gestão de Bolsonaro e chamou os manifestantes de "fascistas".