reprodução automática próximo vídeo em 5s

Bolsonaro diz que vai manter Trabalho com status de ministério

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), voltou atrás em mais um anúncio nesta terça-feira (13) e disse que o Trabalho manterá status de ministério, sendo reunido com outra pasta, ainda indefinida.

Na semana passada, ele havia dito que a o ministério seria incorporado a outro, também sem detalhar qual. A ideia de concentrar as atuais atribuições da pasta em uma secretaria foi abandonada, segundo anunciou Bolsonaro.

Vai continuar com status de ministério, não vai ser secretaria não, declarou o presidente eleito, em entrevista coletiva na saída de visita ao STM (Superior Tribunal Militar), em Brasília.

Ao ser questionado se a pasta não seria mais extinta, como foi anunciado, Bolsonaro foi inicialmente mais vago em sua explicação.

Eu não sei qual vai ser, está em estudo final com o Onyx Lorenzoni [futuro ministro da Casa Civil e coordenador da equipe de transição] e mais algumas pessoas trabalhando nessa área. Temos tempo para definir, mas a princípio é um enxugamento de ministérios, ninguém está menosprezando o Ministério do Trabalho. Está apenas sendo absorvido por outra pasta, comentou.

De acordo com Bolsonaro, o Trabalho não deverá se juntar a Indústria e Comércio, que será incorporada ao superministério da Economia. Botar mais o Trabalho lá acho que fica um pouco pesado, declarou.

A pasta, que também abrigará os atuais ministérios da Fazenda e do Planejamento, vai ser comandada pelo economista e investidor Paulo Guedes.