reprodução automática próximo vídeo em 5s

Último ato de Lula antes de julgamento ganha ares de comício eleitoral

Em seu último evento público antes do julgamento que pode decidir o futuro de sua candidatura, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou como se estivesse à beira de um segundo turno nesta terça-feira (23), em ato que ganhou ares de comício eleitoral em Porto Alegre.

Um dia antes de o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) julgar em segunda instância o caso do tríplex do Guarujá (SP), Lula quase não falou de Lava Jato e preferiu fazer um discurso nostálgico, falando de um Brasil grande que teria existido nos anos do PT no poder. Só não pediu voto, o que a lei eleitoral proíbe fora da época de campanha.

Em seu discurso, Lula adotou um tom político, de crítica ao atual governo e à grande imprensa - sobretudo a TV Globo - e de exaltação de seus dois mandatos como presidente, entre 2002 e 2009. Disse ainda que só a morte vai pará-lo. Eles sabem que se tem alguém que sabe cuidar do povo somos nós, discursou, fazendo praticamente um resumo de sua plataforma política --apresentar o Brasil como potência internacional soberana e com um Estado de bem-estar social.