Quem tem covid-19?

Números oficiais estão longe de indicar quem está infectado pelo coronavírus no Brasil

Do UOL, em São Paulo e Brasília Arte UOL

Em meio à crise mundial provocada pelo novo coronavírus, o Brasil não sabe quantas pessoas estão com a covid-19. Pior, não temos nem um número aproximado.

Os dados divulgados diariamente pelas autoridades e centralizados pelo Ministério da Saúde estão longe de representar a realidade. Isso acontece basicamente por três motivos:

  • Em alguns locais, como São Paulo e Rio de Janeiro, só faz o teste quem está internado com quadro mais grave e sintomas da doença;
  • Mesmo quem consegue fazer o teste precisa esperar dias, às vezes mais de uma semana, para saber se está com covid-19;
  • A maioria das pessoas infectadas não apresenta nenhum sintoma, ou seja, não faz ideia se está contaminada.


O problema não é exclusividade do Brasil, nem de países mais pobres. Os europeus mais afetados pela pandemia, como Itália e Espanha, enfrentam a mesma situação. Até a pequena e rica Suíça passa por isso.

Já a Coreia do Sul conseguiu fazer testes em massa e colheu bons frutos no combate ao coronavírus.

Diante de um cenário incerto com números pouco confiáveis, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e auxiliares estão apreensivos e preparando-se para uma verdadeira guerra que está por vir.

Ao que tudo indica, as próximas semanas serão de apreensão, com ruas cada vez mais desertas, UTIs lotadas e o número de mortos subindo.

Agatha Gameiro/Framephoto/Estadão Conteúdo
Herculano Barreto Filho/UOL

É possível saber o número real?

Saber a quantidade real de pessoas contaminadas e o local onde elas se encontram seria uma arma importante no combate à pandemia no Brasil. Mas como isso seria possível?

"Só existe uma maneira de nós termos os registros de todos os casos, mesmo os assintomáticos: se nós tivéssemos capacidade e condições, o que nenhum país tem, de fazer testes em toda a população, 100% da população", diz o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis.

As autoridades dizem não haver kits suficientes para testar todos os casos suspeitos, muito menos a população inteira. Fora isso, como cresceu muito a procura pelo teste na semana passada, o resultado passou a demorar muito para sair.

Foi o caso do estudante da USP Fernando Benicchio, retratado em reportagem do UOL, que continuava à espera do resultado uma semana após fazer o teste na rede pública.

"Não existe nenhum país do mundo com um sistema de saúde 100% preparado para ser acionado em massa para testes", disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante entrevista a jornalistas na terça-feira (17).

A pasta informou que planeja adquirir mais testes para diagnóstico. Ao todo, serão 2,3 milhões de kits, mas eles só têm capacidade para atender cerca de 1,1% da população brasileira.

Enquanto não consegue ampliar o número de pessoas testadas, o Ministério da Saúde reúne os dados das secretarias estaduais e divulga diariamente. Em seu último balanço, na sexta-feira (20), falava em 904 casos oficialmente confirmados e 11 mortes.

Andre Porto/UOL Andre Porto/UOL

Infectados podem ser de 5 a 30 vezes o número oficial

Mesmo não representando a realidade, os números oficiais podem ser o ponto de partida, se levarmos em conta pesquisas recentemente publicadas sobre a expansão da doença em outros países.

Um estudo com base no caso da China, país de origem do vírus, estimou que 86% das pessoas infectadas não apresentavam sintomas da doença. E foram justamente elas que ajudaram a espalhar o coronavírus por lá. Até o momento, o país asiático contabiliza mais de 80 mil casos.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, levando em conta aspectos locais, considerou que o número real de casos pode ser entre cinco e 30 vezes a contagem oficial. Espelhando isso para o Brasil, podemos estar diante de até 27 mil contaminados, neste momento. Mas ninguém sabe ao certo.

A projeção utilizada pelo governo brasileiro é a de que o número de casos pode dobrar a cada três dias se não forem adotadas medidas de restrição do contato social, como o cancelamento de eventos e a suspensão de aulas.

Um estudo realizado por pesquisadores da PUC-Rio, Fiocruz e Instituto D'Or da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro estimou que, até o dia 26 de março, no pior cenário projetado, o Brasil pode ter até 4.970 casos confirmados de coronavírus.

Isac Nóbrega/PR

Dados incompletos não impossibilitam tomada de decisões, diz pasta

O Ministério da Saúde admite a impossibilidade de contabilizar o número real de casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus no País e afirma que isso não interfere na tomada de decisões ou na definição e aplicação de políticas públicas para a contenção da crise.

Segundo a pasta, após a confirmação de contaminação comunitária no país, deixou de fazer sentido a contagem de casos um a um, e os números passaram a ser determinados por amostragem.

"Não faz mais sentido testar pessoas que têm caso leve. O importante agora é testar os casos graves para entender como o vírus se comporta", justificou o ministério ao UOL.

De acordo com o infectologista do Hospital Emílio Ribas, Natanael Adiwardana, a restrição de testes a um determinado grupo é uma estratégia de vigilância epidemiológica utilizada quando não se sabe mais a origem das contaminações. "Quando você não tem mais esse link epidemiológico, a estratégia muda e você faz a contagem por amostragem", explica.

Além de contabilizar todos os casos graves internados, são criados hospitais sentinelas onde são feitos testes em pacientes considerados não graves e, a partir do resultado daquele grupo, é determinado, por dados estatísticos, qual é a média de contaminação da população como um todo.

Além disso, também são considerados para contagem os profissionais de saúde que são testados e apresentam resultado positivo. Essa soma de casos graves, sentinelas e profissionais de saúde permite criar um cenário aproximado da população.

"Você consegue, sim, ter uma ideia bem aproximada da quantidade de casos que estão ocorrendo", afirma o especialista.

Ao UOL, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro explicou que é com base no resultado por amostragem que as políticas públicas que serão adotadas são determinadas. De acordo com os números de contaminados que são calculados diariamente, a pasta tem projetado como esses números irão crescer em algumas semanas e a, partir disso, as decisões de recomendar a quarentena, o fechamento de estabelecimentos e a suspensão de ônibus foram tomadas, disseram.

"Como os casos já são esperados, estamos tendo que elencar prioridades. Os pacientes graves e do grupo de risco, que têm maior tendência a terem complicações, são os que a gente realmente está escolhendo para fazer os testes. Por isso e para isso a gente vem tomando as ações de medidas restritivas que o governador tem anunciado desde a semana passada", diz a pasta.

Questionado pelo UOL no dia 14 de março, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a defasagem nos dados oficiais não afeta a tomada de decisões do governo federal. O secretário-executivo do Ministério, João Gabbardo dos Reis, também garantiu não haver prejuízo. "Não muda nada o fato de o caso ter sido notificado agora e entrar amanhã [na plataforma do governo], não vai mudar absolutamente nada", afirma o secretário.

iStock

Diante de pandemia, países são obrigados a escolher entre mortes e economia

Diante do avanço de uma pandemia como a do novo coronavírus, os governos têm de escolher, por mais estranho que pareça à primeira vista, qual o ritmo de espalhamento de infecção que se busca. As opções são:

  1. Bloquear ao máximo o espalhamento, o que vai fazer com que a epidemia dure mais, mas seja menos severa a cada momento (o que se chama de "supressão");
  2. Liberar o vírus para circular, situação em que a imunização coletiva é mais rápida, porém com um pico muito mais alto de contaminação e mortes;
  3. Optar por uma solução intermediária, que consiste num delicado jogo de controle baseado no fato de que é impossível controlar o espalhamento. É a chamada "mitigação".


Embora um fator crucial nessa tomada de decisão seja o número de mortes, é preciso levar em conta também outras questões, como o impacto econômico -- uma recessão aguda e prolongada pode provocar mortes no período seguinte.

O Brasil tem prestado atenção nas estratégias usadas fora do país para tomar essa decisão, mas parece esquecer que muitas delas não se aplicam à maior parte da população daqui. O caso mais evidente é a questão do isolamento. Como disse de forma enfática o líder da comunidade de Paraisópolis: é impossível fazer isolamento.

Por que um hospital na Suíça se recusou a testar?

Médicos temem pegar coronavírus

Para os médicos e profissionais da saúde, que estão no front dessa guerra, há um temor ainda maior: ser contaminado pelo novo coronavírus.

Há médicos que estão com medo de atender pacientes doentes e pegar. Temos de respeitar o nosso código de ética, mas somos humanos. Muitos médicos que atuam nas UTIs são mais velhos e fazem parte do grupo de risco

Médica que pediu para não ser identificada.

LA7 PIAZZAPULITA

De fato já há relatos de médicos infectados e em estado grave no Brasil. Na Itália, país mais atingido na Europa, mais de 2.000 médicos pegaram a covid-19, alguns morreram.

Por aqui, o número de internações em estado grave ainda não explodiu, mas UTIs de ao menos oito dos principais hospitais da rede privada de São Paulo já registram casos confirmados ou suspeitos de covid-19 com gravidade acentuada que exigem ventilação mecânica, segundo apurou o UOL.

O perfil da maioria dos internados é de idosos, mas há jovens e até crianças com suspeita do novo coronavírus internados em estado grave.

A rede Prevent Senior, focada em idosos, tem concentrado a maioria dos casos, inclusive dos mortos, em São Paulo, o estado mais afetado até agora. O grupo tem sido alvo de críticas das autoridades por não notificar os casos suspeitos, o que prejudica o controle da doença.

"Aqui no Sírio Libanês isolaram um andar com cerca de 45 leitos para pacientes estáveis de covid-19 e já está quase cheio de casos confirmados ou suspeitos. Vão ter que liberar outro [andar]", afirma um profissional da equipe que pediu para não ser identificado.

Na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein havia quatro pacientes diagnosticados com casos de covid-19 até a noite de quinta. "Estamos muito bem preparados, mas vai ser um desafio enorme. Ainda não começou a explodir", diz um médico da equipe.

Na Beneficência Portuguesa, a espera por atendimento no pronto-socorro passou de cinco horas nos últimos dias. "Estão agora considerando que todo mundo que apresenta sintomas de gripe está infectado, e os casos leves são mandados para monitoramento em casa", diz um médico do hospital.

"Teste e internação, só para casos mais graves. A ordem é abrir espaço para quem realmente precisa."

Rivaldo Gomes/Folhapress

Rede pública sofre com falta de material

Se a situação já é de preocupação na rede particular, nos hospitais públicos, que atendem 75% da população brasileira, o temor é ainda maior diante da escassez de material e estrutura.

O Hospital Universitário da USP começou a restringir e a controlar o uso dos equipamentos de segurança: máscaras, álcool em gel, aventais e outros insumos estão sendo rigidamente controlados no almoxarifado nos últimos dias.

O Hospital das Clínicas, o maior da América Latina, tinha quatro casos graves na UTI com suspeita ou confirmação para o coronavírus.

"O que estamos vendo agora na rede privada são casos provavelmente da época do Carnaval ainda, quando brasileiros viajaram ao exterior e foram contaminados. Está começando a chegar na rede pública agora."

Médico do Hospital das Clínicas

Em Lages (SC), uma funcionária da UPA local, que prefere não se identificar, contou à reportagem que eles terão de reutilizar a máscara facial N95, indicada pelo protocolo para atendimento de casos suspeitos.

O equipamento tem validade de um dia, mas cada profissional vai trabalhar um mês com a mesma máscara.

Também em Lages, os jalecos descartáveis —que, como o próprio nome indica, deveriam ser trocados depois do atendimento de cada paciente— serão reaproveitados. O medo dos médicos é acumular secreções de pacientes que podem entrar no organismo e pegar covid-19.

Em nota, a Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Lages negou que haja falta de equipamentos.

A carência de material não acontece somente na cidade da serra catarinense. Reportagem do UOL mostrou que quatro hospitais de São Paulo não tinham álcool gel e luvas.

Em Campo Grande (MS), uma médica contou que a máscara N95 também está em falta em um hospital público.

Freepik Freepik

Testar ou não testar todo mundo?

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, entretanto, fez um apelo no sentido contrário e pediu que os países testem todos os casos suspeitos.

"Temos uma mensagem simples para todos os países: testem, testem, testem. Testem todo caso suspeito de covid-19. Se o teste der positivo, isole [a pessoa] e descubra quem esteve em contato com ela em até dois dias antes dos primeiros sintomas e os testem também", declarou Ghebreyesus.

Apesar das declarações do chefe do órgão em Genebra, a representante da OMS no Brasil, Socorro Gross, afirma que o país segue a recomendação internacional de testar apenas os pacientes graves a partir do momento em que é identificada a transmissão comunitária do vírus, ou seja, quando ele está circulando pela região e não é possível mais saber quem passou para quem.

"O Brasil está fazendo o que é a recomendação da OMS. Quando temos uma transmissão comunitária temos que testar as pessoas com síndrome respiratória aguda severa, especialmente as pessoas que vão ao hospital, e a população vulnerável, os mais idosos", diz Gross.

Kim Kyung Hoon/Reutes Kim Kyung Hoon/Reutes

Coreia do Sul, o exemplo

Depois da explosão de casos na China, a Coreia do Sul foi o primeiro país a registrar uma quantidade grande de casos ainda no começo da crise. Hoje, porém, foi ultrapassada por europeus e pelos Estados Unidos.

As estatísticas sobre o avanço da doença têm indicado que a Coreia pode ter tido mais sucesso na contenção do vírus por causa de sua política massiva de testes e de isolamento rápido de pacientes.

Hoje o país asiático tem menos de 9 mil casos confirmados, ante mais de 41 mil na Itália e cerca de 20 mil na Espanha. O número de mortos também é menor por lá.

Ao contrário da maioria dos países, a Coreia adotou a política de testar em massa pacientes com sintomas leves ou sem sintomas, se fosse avaliado que eles puderam ter sido expostos ao vírus.

"Diferentemente de outros países, onde só são feitos testes em quem tem sintomas, nós decidimos realizá-los em qualquer um que tiver estado em contato direto com casos confirmados. Em lugar de esperar que os pacientes viessem, fomos até eles e procuramos possíveis infectados para evitar que contagiassem a comunidade", disse o ministro sul-coreano da Saúde, Park Neunghoo, à CNN.

Na quarta-feira (18), Mandetta afirmou que não se pode comparar o Brasil com a Coreia.

"Uma coisa é ter um país como a Coreia que tem 4 milhões de habitantes concentrados num país que talvez não seja muito maior que Sergipe ou Alagoas ou Bahia, totalmente diferente de um continente sul-americano como é o Brasil", afirmou o ministro.

A Coreia do Sul tem uma população de cerca de 51 milhões de habitantes — e o Brasil, de 211 milhões

Assim como no Brasil, na Espanha e na Itália, a política oficial é de fazer testes apenas em pacientes mais graves ou que apresentem sintomas.

Em meio à incerteza sobre os números de casos e o temor em relação à capacidade das redes pública e privada em combater o novo coronavírus, o Brasil aos poucos começa a parar para a guerra contra a doença, ao mesmo tempo em que olha para a Europa e China sabendo que o pior está por vir.

Topo