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    • Alimentação [12442];
Fotos
Frutas vermelhas: "Também conhecidas como berries, são consideradas frutas nobres pelo sabor peculiar e por conter antioxidantes", diz a nutricionista Marcella Quattrucci, do Seletti Culinária Saudável. No Brasil, a mais comum é o morango, mas também é possível encontrar nos mercados polpas congeladas de amora e sucos de cranberry, entre outras. Um dos seus principais antioxidantes são as antocianinas, que auxiliam na manutenção da saúde, prevenção de doenças crônicas como diabetes e doenças do coração e agem contra os danos ao cérebro naturais da idade, explica Quattrucci Getty Images Mais
Uva: recomendada por Rafaela Isis Allevato, nutricionista do Hospital San Paolo, é uma fruta rica em potássio, nos chamados flavonoides e no resveratrol, poderoso antioxidante que aumenta os níveis do colesterol HDL e reduz os níveis de pressão arterial, protegendo o coração e todo o sistema circulatório Vinhedos Venturin Mais
Frutas cítricas: laranjas, mexericas, limões e acerolas são indicados por Rafaela Isis Allevato, nutricionista do Hospital San Paolo, por conterem vitamina C e fenólicos, compostos com uma forte característica antioxidante Getty Images Mais
Tomate: alimento que se destaca por apresentar uma combinação de betacaroteno com o antioxidante chamado de licopeno, que diminui o risco de cânceres de bexiga, pulmão, próstata, estômago e pele, assim como de problemas coronarianos Shutterstock Mais
Grãos integrais: são alimentos muito saudáveis por três razões, diz Marcella Quattrucci, nutricionista do Seletti Culinária Saudável: as fibras solúveis contribuem para a regulação dos níveis de açúcar e gordura no sangue e saciedade; as fibras insolúveis regulam o funcionamento do intestino; contam com antioxidantes, sobretudo os polifenóis, que atuam na prevenção de doenças como diabetes e pressão alta, além de exercerem um efeito protetor no fígado e no pulmão, e combaterem os danos naturais do sistema nervoso Thinkstock Mais
Salmão: contém ácidos graxos essenciais ômega-6 e ômega-3. "Esses ácidos graxos fazem parte de todas as células do corpo, colaboram com o funcionamento do sistema de defesa e nervoso, com o equilíbrio do colesterol e ainda podem auxiliar na prevenção de doenças do coração e câncer", explica Marcella Quattrucci, nutricionista do Seletti Culinária Saudável Thinkstock Mais
Maçã: contém boas quantidades de duas substâncias antioxidantes: os polifenóis (que atuam na prevenção de doenças como diabetes e pressão alta, protegem o fígado e o pulmão, e combatem os danos naturais do sistema nervoso) e a vitamina C (que fortalece o sistema imunológico e previne o câncer) Thinkstock Mais
Brócolis: contém diversos elementos antioxidantes, como o betacaroteno, as vitaminas A, C, E e o selênio. Como as demais hortaliças com cor verde escura, ainda é rico em magnésio, mineral essencial para a fixação do cálcio no tecido ósseo, e que ajuda na formação da serotonina, um neurotransmissor que melhora a sensação de bem estar Eduardo Knapp/Folhapress Mais
Banana: indicada por Rafaela Isis Allevato, nutricionista do Hospital San Paolo, como um dos principais alimentos com ação antioxidante, a banana é rica em vitaminas C e B, e em minerais como potássio, zinco, selênio, entre outros nutrientes Thinkstock Mais
Milho: alimento versátil, o milho pode ser consumido cozido, em forma de pipoca, como pamonha, canjica, bolo etc. Rico em amidos e proteínas contém altas concentrações do antioxidante conhecido como polifenol, que previne diabetes, pressão alta, problemas do fígado e do pulmão, e ainda combate os danos naturais do sistema nervoso, segundo explica Marcella Quattrucci, nutricionista do Seletti Culinária Saudável Divulgação Mais
Repolho: ótima fonte de vitamina C, o repolho também é rico em vitamina A e B6, em ferro, potássio, cálcio, magnésio, fibras, além de polifenóis (substância antioxidante). A variedade roxa é a que concentra mais antioxidantes Leonardo Wen/Folhapress Mais
Beterraba: é um alimento altamente nutritivo, rico em vitamina C, ferro e ácido fólico, indicado no combate à anemia e no fortalecimento do sistema imunológico. Contém ainda o antioxidante antocianina, que ajuda a prevenir diabetes, cardiopatias e age contra os danos ao cérebro naturais da idade Leonardo Wen/Folhapress Mais
Soja: segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente a Abran, o consumo regular de soja é recomendado, pois reduz o risco de doenças do coração, diminui os níveis do mau colesterol (o LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL). O componente responsável por tudo isso é conhecido como isoflavona, um tipo de antioxidante Flávio Florido/Folhapress Mais
Cebola: seu consumo traz tantos benefícios à saúde que ela recebeu o título de alimento funcional, explica Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Entre outros nutrientes, é rica em quercetina, um antioxidante do tipo flavonoide com poder anti-inflatório, analgésico, que combate úlceras, diabetes e diversos tipos de cânceres Thinkstock Mais
Alho: outro alimento bem comum nas cozinhas brasileiras e cheio de propriedades benéficas, diz o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Abran. A principal ação antioxidante vem da alicina, que também dá ao alho seu cheiro tão característico. O consumo de alho ajuda a melhorar a circulação sanguínea, diminuir a formação de trombos, inibir a formação de catarata, além de prevenir diversos tipos de câncer e doenças ligadas ao envelhecimento cerebral Getty Images Mais

Conheça alguns alimentos ricos em antioxidantes

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