Topo

É gripe ou resfriado? Você sabe identificar?

Do UOL, em São Paulo

31/08/2015 06h00

Começa com uma tosse, um espirro e vem o desconforto para respirar. Mas é gripe ou só resfriado? Os sintomas são de fato bem parecidos. A diferença, explicam os especialistas, está na intensidade.

A gripe é causada pelo vírus influenza, já o resfriado pelo rinovírus, na maioria dos casos, ou pelo coronavírus, pelo parainfluenza e pelo adenovírus.

“Quando é resfriado, há coriza (nariz escorrendo) com pouca secreção nasal. Mas isso não te impede de trabalhar, por exemplo. Já a gripe provoca dor no corpo, mal-estar, geralmente febre alta... É um mal-estar mais intenso”, explica a pneumologista Andrea Sette.

O resfriado atinge mais as vias aéreas superiores, enquanto a gripe envolve todo o organismo: o paciente sente que o corpo inteiro está doente.

"Não é raro apostarmos que o paciente tem gripe e, ao fazermos o teste, descobrirmos que é um resfriado”, explica o virologista Celso Granato, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Gripe x resfriado

  • Complicações

    Resfriado não evolui para gripe, mas a gripe pode virar pneumonia, otite ou bronquite

  • Tosse

    Tosse seca acompanhada de febre é o primeiro indício da gripe. Nos resfriados, a tosse pode ou não aparecer e normalmente isso acontece na metade do tempo da doença

  • Náuseas e diarreias

    São sintomas que não aparecem em casos de resfriado, apenas de gripe. São raros em adultos e comuns em crianças

  • Fraqueza

    A gripe provoca sensação de fraqueza, cansaço e dores no corpo. Quem está resfriado consegue manter as atividades diárias, ainda que enfrentando o desconforto, mas quem está gripado não tem disposição para levantar da cama

  • Dor de garganta

    É mais comum nos resfriados e pode vir acompanhada de rouquidão e ardência

  • Dores pelo corpo

    Não são comuns nos resfriados. Já no contágio pelo vírus da gripe costumam ser intensas

  • Febre

    É pouco comum em casos de resfriado, quando acontece não passa dos 38ºC. Na gripe, pode chegar até 40ºC

  • Secreção nasal

    Comum tanto em gripes quanto em resfriados, costuma apresentar intensidades diferentes em cada quadro: no da gripe é muito maior