"Perdi a confiança nos homens e fujo o quanto posso deles"

Pergunta

"Cara Rosely, adoro ler suas respostas, leio sempre. Não sei se você pode me ajudar, mas não custa tentar, né? Tenho 30 anos e me separei há 4. Meu casamento foi um horror. Quando meu marido foi embora, eu estava grávida e passei esses últimos anos vivendo apenas em função do meu filho e do trabalho. Resultado: nesses 4 últimos anos não surgiu em minha vida nem sombra de relacionamento, nem sequer um beijo. Acho que é porque perdi minha confiança nos homens e fujo o quanto posso deles. Mas ao mesmo tempo me sinto tão sozinha que estou à beira de uma depressão e não sei mais o que fazer. Quando alguém me atrai, não sei como demonstrar e acabo agindo com frieza. Sei que dessa forma acabo espantando os homens. Só que acho que ainda sou muito jovem para ficar sozinha o resto da vida, o que parece que vai acontecer se eu continuar desse jeito... Como faço pra sair dessa solidão, dessa "concha" que fiz em volta de mim? Não agüento mais viver tão sozinha... me ajuda? Beijos"

Resposta

Bem, como quase todo adulto que passa por uma situação difícil, você já tem uma boa idéia do que está acontecendo e já decidiu que não quer continuar vivendo a mesma situação por mais tempo.

Não sei se você percebeu, mas uma decisão você já tomou: a de se tornar aberta a novos relacionamentos. Portanto agora falta apenas você agir. Mas é justamente aí que você se encrenca, não é mesmo? Então vamos colocar os pontos em alguns is.

Você não perdeu a confiança nos homens, certo? Você perdeu a confiança em um homem: seu ex-marido. E não acredite naquela velha história de que todos os homens são iguais. Eles não são.

Além disso, você também já não é a mesma de quando era casada, pois deve ter aprendido bastante com tudo o que passou.

Você não foge dos homens: você foge é do risco de sofrer tudo o que você sofreu quando seu casamento terminou. E quem é que não sofre quando isso acontece? Qualquer um!

Mas você conseguiu seguir em frente, o que já não é pouco! Mas agora já sente falta de um namorado. Então é preciso correr o risco novamente. :)

Bem, reposicionando sua cabeça em relação a esses pontos, talvez você consiga se desarmar e ficar mais disponível para se aproximar dos homens. Claro que se você se colocar o objetivo de encontrar um homem para se relacionar com mais intimidade, a coisa pode ficar mais difícil.

Então, por que não buscar amizades, para começar? Aí é só deixar que as coisas aconteçam com naturalidade e espontaneidade. Basta não bloquear, não atrapalhar!

E boa sorte. Porque mesmo ficando disponível para se aproximar deles, ainda é preciso um pouco de sorte para encontrar homens que tenham a ver com você, com o que você pensa, com o que você quer. E também que fisguem o seu desejo sexual. :)

(26/07/01)

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos