Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Equilíbrio

Você é viciado em internet?

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Se para você a vida só tem graça quando está online, atenção: pode ser sinal de que se tornou um dependente em internet, o que pode acarretar problemas familiares, profissionais, sociais e até de saúde. Faça o teste a seguir, respondendo com toda a sinceridade, e descubra se você está nesta lista

  1. 315

    Você tem sentido necessidade de se conectar por períodos de tempo cada vez maiores?

  2. 515

    Você tem mais amigos na internet do que no mundo real?

  3. 715

    Quantas horas por dia você passa conectado à internet, seja no smartphone ou no computador?

  4. 815

    Nos últimos tempos, você tem achado mais interessante se relacionar com as pessoas pela internet do que pessoalmente?

  5. 915

    Acontece de você dormir pouco porque não conseguiu se desvencilhar da web?

  6. 1015

    Com que frequência você deixa de sair com seus amigos para ficar conectado?

  7. 1215

    Você já perdeu algum compromisso familiar ou social porque estava acessando a internet ou interagindo com pessoas na web?

  8. 1415

    Ultimamente, seus familiares e amigos têm reclamado que você passa muito tempo na internet e quase não interage com eles.

  9. 1515

    Segundos antes de dormir e logo que acorda, a primeira coisa que você faz é checar seu i-Phone, i-Pad ou gadget do gênero.

  • Sinal verde

    Você passa o tempo necessário conectado, em função do trabalho ou de seus interesses pessoais. Dificilmente exagera na dose ou se perde nessa prática, pois inclui no seu cotidiano várias outras fontes de prazer e bem-estar: vida social e familiar, programas de fim de semana, viagens, passeios, encontros com pessoas que gosta. Em resumo, passa longe do vício e dois prejuízos que ele poderia trazer.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Sinal amarelo

    Às vezes, você dá importância demais à internet e deixa que ela ocupe um espaço grande demais na sua vida. Observe se isso não está lhe prejudicando em vários setores - familiar, social e até profissional. É preciso saber a hora de parar, pois existe vida além da telinha do seu computador ou smartphone. Então, descubra e alimente outras formas de interagir com o mundo e com as pessoas

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Sinal vemelho

    Para os viciados, a web pode ter o mesmo efeito que um antidepressivo. Basta estar conectado para não sentir depressão, angústia, tristeza. Pelas suas respostas, é bem provável que se encaixe neste grupo, o que pode gerar problemas em várias áreas da sua vida. Entenda que a internet foi criada para facilitar o cotidiano e permitir ao indivíduo acesso a informações e a comodidades virtuais, mas não para escravizar alguém a ficar o tempo todo conectado. Passar dos limites pode acarretar disfunções de saúde, como insônia, problemas na coluna, tendinite e transtornos alimentares. Se precisar, procure auxílio terapêutico.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Gostou do resultado? Compartilhe!