Topo

Saúde


Saúde

Você é equilibrado emocionalmente?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Há pessoas que dificilmente perdem o prumo ou a cabeça; outras, ao contrário, têm mais dificuldade de se manter estáveis em relação aos acontecimentos e às suas emoções. Perder o controle afeta não só a vida pessoal como a profissional, além de fazer mal à saude. Faça o teste e descubra de que lado você está

  1. 110

    Já sofreu problemas no trabalho, na família ou na vida social por explosões e rompantes de raiva?

  2. 210

    Você costuma se arrepender do que diz nos rompantes de raiva e de falta de autodomínio?

  3. 410

    Em geral, nas situações adversas em que precisa de cabeça fria para agir, você encontra dentro de si paz e estabilidade?

  4. 510

    É comum que familiares, amigos e colegas de trabalho se assustem com suas reações e peçam que se acalme?

  5. 610

    Já aconteceu de ter uma reação desproporcional ao fato em si? Por exemplo, um ataque de raiva só porque um amigo derrubou um pouco de cerveja na mesa e respingou na sua calça?

  6. 910

    Com que frequência você se sente descontrolado emocionalmente?

  • Equilibrado

    Você tem equilíbrio emocional e, mais que isso, pleno domínio sobre seus sentimentos. Consegue identificar as emoções quando surgem e, dessa forma, trabalhá-las da melhor forma possível. Se está estressado e teve problemas no trabalho, por exemplo, procura se acalmar antes de chegar em casa para não sair descontando em cima de quem não tem nada a ver com isso. Tal estabilidade é muito positiva e, certamente, lhe traz paz e qualidade de vida.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Melhorar

    Não dá para dizer que você seja descontrolado emocionalmente, mas sem dúvida falta um longo caminho a percorrer até encontrar seu prumo. Às vezes, por motivos banais, você perde a cabeça e a razão e, pior que isso, tem dificuldade de reconhecer que está errado. Há duas formas de melhorar esse quadro: procurar se conhecer melhor e, nos momentos em que não consegue trabalhar suas emoções, parar, refletir, respirar fundo, contar até dez. Conversar com alguém de confiança também pode ajudar.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Desequilibrado

    Com muita frequência, você se desequilibra emocionalmente, muitas vezes em conjunturas que não justificariam tal instabilidade. Parece que não consegue lidar com o que sente, seja algo muito bom ou muito ruim. Provavelmente, isso advém de uma imaturidade, que pode ser trabalhada com autoconhecimento e psicoterapia. Não perca de vista que tal desarmonia pode não apenas afetar seu cotidiano e bem-estar como também sua saúde, gerando estresse, insônia e outros problemas.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Gostou do resultado? Compartilhe!